fbpx

Como escrever uma biografia ou autobiografia para valorizar memórias importantes

Como escrever um livro de biografia ou autobiografia para valorizar memórias

Você já ouviu que a vida de uma pessoa conhecida renderia um livro? Quem sabe até já falaram isso para você… Então, talvez seja o caso de arregaçar as mangas e descobrir como escrever uma biografia ou autobiografia para garantir que memórias importantes sejam eternizadas.

Apesar de armazenar muita informação, nosso cérebro não consegue guardar detalhe de todos acontecimentos que vivenciamos. Assim, registrar estes momentos com palavras é essencial, especialmente quando a trajetória de superações e conquistas de uma pessoa pode servir de inspiração para muitas outras.

Contar a história de alguém próximo, como pai, mãe ou avós, ou até mesmo resgatar as próprias lembranças é um caminho muito atrativo para quem gosta de escrever. Se este é o seu caso, preparei um material muito legal sobre as diferenças entre biografia e autobiografia e as características de cada uma. Continue a leitura e confira!

Vale a pena escrever sobre minhas memórias?

Antes de entender como escrever uma biografia ou autobiografia, é importante realizar um exercício de autoavaliação para descobrir se as suas memórias ou as de um parente rendem um bom livro.

Não me entenda mal, não estou menosprezando as vivências de ninguém. Porém, vale notar que este tipo de obra costuma apresentar a história de pessoas que realizaram grandes feitos ou vivenciaram momentos únicos.

O “Diário de Anne Frank“, por exemplo, é uma autobiografia que reúne relatos sobre os horrores da Segunda Guerra Mundial. Já o livro “Antônio Carlos Jobim“, escrita por Sérgio Cabral, é uma biografia que resgata momentos marcantes da vida de um dos maiores nomes da música brasileira.

As biografias e autobiografias também costumam ter algum tipo de “moral da história” ou “lição” para quem lê. A biografia de um grande empresário, por exemplo, com certeza servirá de inspiração para novos empreendedores.

Pergunte-se: o que eu vivi de tão interessante que pode motivar outras pessoas? O que o meu pai, mãe ou avós vivenciaram que ficará como lição para as gerações futuras?

Para te ajudar neste desafio, escrevi um artigo completo sobre como validar a ideia do seu livro aqui no blog. Clique e confira!

O que é autobiografia

A autobiografia funciona como um relato detalhado sobre a sua vida. Ela pode reunir momentos importantes da sua trajetória ou se concentrar em um único período de grandes experiências.

Neste tipo de livro, o autor é o narrador que conta toda a história e também é o personagem principal da trama.

A autobiografia tende a seguir uma ordem cronológica marcada pela evolução dos anos ou pela passagem das fases da vida (infância, adolescência, velhice).

Como essa narrativa será baseada em suas lembranças, é essencial que você revisite documentos, arquivos, fotos e até converse com pessoas próximas. Isso ajudará a escrever com uma fidelidade muito maior ao que realmente aconteceu.

Uma autobiografia tem a missão de responder a pergunta “O que me fez ser quem eu sou hoje?” reunindo todos os fatos, pessoas e passagens que impactaram sua transformação como ser humano.

Como escrever uma autobiografia

Veja agora as dicas práticas para escrever uma autobiografia:

  • Defina qual ou quais períodos da sua vida você deseja revisitar no livro;
  • Tenha em mente qual a mensagem você deseja transmitir ao contar sua história de vida;
  • Reúna documentos, fotos, arquivos e converse com pessoas ligadas ao seu passado;
  • Não tenha medo de se mostrar vulnerável ou expor defeitos;
  • Aposte em uma narrativa fluída e use técnica da escrita de romances para engajar o leitor;
  • Invista no potencial subjetivo deste tipo de obra com pitadas de humor, reflexões e até mesmo revelando arrependimentos;
  • Adapte elementos da Jornada do Herói para construir sua autobiografia;
  • Aproveite a escrita para trabalhar o autoconhecimento a partir de suas próprias experiências.

Exemplos de autobiografias

Para entender como escrever uma autobiografia, é essencial ler livros dessa categoria. Confira algumas dicas:

O que é biografia

As biografias seguem basicamente os mesmos preceitos das autobiografias, porém elas são escritas por outra pessoa e não o indivíduo que vivenciou aquelas experiências.

Por este motivo, elas são comumente escritas em terceira pessoa e o narrador é um mero observador dos fatos que se passam na vida do personagem.

Estes livros também costumam seguir uma ordem cronológica conforme as fases da vida ou de grandes acontecimentos.

Eles exigem uma atenção ainda maior com a veracidade dos fatos, pois você estará contando a história de vida de outra pessoa.

As biografias podem ser autorizadas ou não autorizadas. No primeiro caso, o personagem central do livro concordou com a publicação e contribuiu com suas memórias. Já no outro, a busca pelas informações acontece através de documentos públicos e testemunhas.

A lei brasileira protege o seu direito de publicar uma biografia mesmo que ela não seja autorizada. As pessoas citadas na obra, porém, podem procurar a justiça caso sintam que foram lesadas de alguma forma pelo livro.

Por isso, não tenha pressa e cheque todas as informações, datas, nomes e outros detalhes que aparecem na narrativa. Isso evitará que você publique um livro com equívocos.

Como escrever uma biografia

Veja agora as dicas práticas para escrever uma biografia:

  • Defina qual será o personagem principal da sua biografia;
  • Tenha em mente quais são os grandes feitos, conquistas ou provações pelos quais esta pessoa passou;
  • Entenda qual é a mensagem da história de vida deste personagem para os leitores;
  • Levante arquivos, fotos e diários para trazer dados concretos ao seu texto;
  • Converse com pessoas ligadas ao personagem escolhido para ter diferentes visões sobre os fatos;
  • Tenha mapeado os momentos mais marcantes da vida desta pessoa e apresente as consequências destes acontecimentos na personalidade dela;
  • Procure ser o mais fiel possível às informações que você coletar em documentos e depoimentos;
  • Se a pessoa ainda é viva, grave as conversas que tiver com ela para revisitar os detalhes sempre que precisar;
  • Organize os capítulos conforme a passagem dos anos ou dos eventos que transformaram a vida daquela pessoa.

Exemplos de biografias

Para entender como escrever uma biografia, você encontrará inspiração ao ler livros como os da lista a seguir:

Escreva um livro inesquecível!

Agora que você tem mais segurança sobre como escrever uma biografia ou autobiografia, é hora de dar o próximo passo.

Todo livro, mesmo os de não-ficção, deve atrair a atenção dos leitores e despertar neles a vontade de devorar cada página.

Escrevi um artigo com dicas poderosas para escrever um livro que arrebatará o coração dos leitores. Clique aqui e leia agora mesmo!