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Os caminhos para a publicação de obras literárias no Brasil

Depois de superar o desafio que é escrever uma história única e envolvente, surge um outro dilema na vida do autor: como publicar livros?

Para este questionamento existe mais de uma resposta, afinal, o mercado editorial brasileiro tem muitos profissionais e editoras que podem viabilizar a publicação de livros físicos e digitais.

Conhecer estes modelos fortalece a sua convicção na hora de decidir como você deseja que a sua obra seja publicada.

Neste artigo, listarei os principais caminhos da publicação de obras literárias para que você avalie as opções disponíveis e faça as melhores escolhas. Boa leitura!

Como publicar livros com editoras tradicionais

O caminho tradicional de publicação é aquele que tem as grandes editoras como destaque.

Neste modelo, os livros são editados, impressos e distribuídos sem que o autor tenha que investir dinheiro do próprio bolso.

O escritor atua como um “contratado” da casa editorial e recebe uma porcentagem de tudo o que for arrecadado com a venda do livro.

Este é um dos caminhos mais desejados pelos autores, mas também um dos que mais exige preparação e comprometimento.

Entenda o seu livro como produto

As editoras tradicionais estão em busca de obras com apelo comercial, ou seja, que serão atrativas para o público e venderão bem.

Este é um ponto crucial que muitos autores deixam de lado, especialmente quando se negam a enxergar o próprio livro como um produto.

A editora vai arcar com todos os custos que envolvem o processo de publicação, então é compreensível que ela invista em obras com perspectiva de um retorno financeiro positivo.

Ao entender esta lógica, você conseguirá se preparar e construir argumentos para mostrar que a sua história tem potencial de venda.

Como encontrar editoras tradicionais

Você encontra as editoras tradicionais no Brasil pesquisando na internet e buscando referências de outros autores e até mesmo de outras obras.

Você também pode procurar por editoras associadas à Câmara Brasileira do Livro clicando aqui.

Nesta busca é importante que você considere alguns critérios para ganhar tempo e evitar frustrações:

  • Filtre as editoras que trabalham com a mesma linha editorial da sua obra;
  • Pesquise os livros mais recentes no seu gênero literário publicados pela editora desejada;
  • Encontre o contato certo para encaminhar a sua proposta, seja o editor ou outro profissional da empresa.

Como oferecer o seu livro para editoras tradicionais

Existem diversos meios de chamar a atenção de uma editora tradicional, mas dois deles costumam render os melhores resultados: enviando o seu book proposal ou contando com a indicação de um agente literário.

O book proposal funciona como o “currículo” do seu livro, pois nele, além de falar sobre sua história, você listará os pontos fortes e os destaques da obra.

É neste documento que você apresentará o seu projeto e convencerá a editora que vale investir nesta ideia.

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Já a figura do agente literário é muito respeitada pelas editoras tradicionais e as indicações vindas destes profissionais costumam ser bem aceitas.

Há diversas agências literárias no Brasil, as mais conhecidas são: Increasy, Authoria, Agência Riff, Oasys Cultural, Villas-Boas & Moss, Magh e MTS – Agência de autores.

O caminho para conquistar um agente literário também passa pelo envio de um book proposal para apresentar a sua obra e mostrar o potencial dela.

No meu site você encontra um artigo completo com dicas preciosas para construir o seu book proposal. Para conferir a publicação, basta clicar aqui.

Busque destaque como autor iniciante

Ao contrário do que se costuma crer, as editoras tradicionais e agentes literários são receptivos com os autores iniciantes, até mesmo aqueles que nunca publicaram.

O que eles procuram, porém, são escritores que já contam com uma audiência formada e que entendam pelo menos o básico das estratégias de marketing para a divulgação de livros.

Por isso, é essencial que você aprenda a conquistar o seu leitor antes mesmo de publicar. Este público fidelizado pode ser o grande diferencial que as editoras procuram neste momento.

Como publicar livros de forma independente

Além da publicação a partir das editoras tradicionais, os escritores brasileiros também contam com outros modelos de impressão e distribuição de obras literárias no país.

Nestes formatos, o autor assume responsabilidade (e controle) sobre uma ou mais etapas, por exemplo, a escolha da capa, revisão do texto etc.

Caso seja um autor independente, você pode contar com os serviços de profissionais qualificados (capistas, diagramadores, revisores etc.) que ajudarão a elevar a qualidade da sua obra.

Amazon KDP

O Kindle Direct Publishing (KDP) é o serviço gratuito de autopublicação da Amazon que permite alcançar milhares de leitores do mundo todo.

No KDP, você sobe a sua obra como e-book e a torna disponível para download. Toda vez que alguém compra o seu livro, você recebe uma parte deste valor.

Segundo a Amazon, você pode ganhar até 70% de royalties sobre as vendas diretas e receber valores extras se for cadastrado no KDP Select, que oferece a KOLL, a Biblioteca de Empréstimo dos Proprietários Kindle.

Para publicar o seu livro pelo KDP, ele precisa estar finalizado, ou seja, com a história concluída.

A própria Amazon dispõe de ferramentas para você diagramar e preparar o seu manuscrito.

Para que o seu livro seja bem rankeado e tenha mais chances de se tornar conhecido pelo público, cuide com o preenchimento de informações e metadados de campos como a ficha técnica e a sinopse.

Também é um diferencial ter avaliações sobre a sua obra, por isso, incentive os compradores a publicarem um feedback após lerem.

Saiba mais sobre o Amazon KDP aqui.

Wattpad

O Wattpad é uma plataforma híbrida que funciona como rede social e como meio de publicação. Nele, o autor pode publicar o seu livro de forma gratuita e ainda interagir com os leitores.

A publicação da obra na rede social é o caminho que muitos autores iniciantes costumam trilhar, especialmente quando ainda estão construindo uma audiência.

Camila Moreira, Mila Wander, Rô Mierling e Anna Todd são algumas das autoras de sucesso que começaram suas carreiras no Wattpad.

Para publicar na plataforma, o autor não precisa ter a obra finalizada e pode liberar o conteúdo como desejar, seja em formato de trechos ou de capítulos inteiros.

Vale ressaltar que o Wattpad não permite a comercialização de livros e você não recebe pelo que publica na rede.

Boa parte dos escritores usa a plataforma para divulgar a obra e “testar” enredos e desenvolvimentos nas histórias que escrevem.

Se você quer entender as vantagens de publicar seu livro no Wattpad antes de lançar da Amazon, leia este artigo que escrevi sobre o tema.

Qual a diferença entre editora tradicional e editora de autopublicação?  

Essa é uma dúvida comum entre os escritores iniciantes que estão se preparando para lançar seu livro. Conheça as diferenças e saiba qual a melhor forma para você:  

Editoras tradicionais 

Em editoras tradicionais não é preciso arcar com nenhum gasto de publicação, impressão, armazenamento e distribuição, nem com a organização de eventos em geral.  

Por este motivo, e por não precisar fazer a curadoria de profissionais para auxiliarem na produção do livro — preparadores, revisores, diagramadores etc. —, esta costuma ser a opção mais procurada pelos escritores.  

Ser publicado por uma editora tradicional significa que seu projeto foi selecionado dentre vários. Isto pode trazer mais segurança e até mesmo aumentar sua credibilidade como autor.  

Pagamentos e direitos autorais 

Como as casas editoriais se responsabilizam pelos gastos, o autor tem direito a 10% dos royalties sobre a venda de cada exemplar — o famoso preço de capa. 

O valor investido pela editora em cada projeto pode chegar a R$100 mil — tudo depende da tiragem a ser impressa, das ações de marketing e editoração da obra. Além disso, há o custo para manter os livros nas distribuidoras e outras despesas logísticas que encarecem o produto. 

As editoras tradicionais possuem exclusividade para produzir e distribuir a obra como for melhor.  

A título de curiosidade, escritores consagrados, como celebridades e best-sellers, podem receber adiantamentos — pagamentos antes mesmo de finalizar a escrita —, como forma de o grupo editorial garantir que lançará aquele título.  

Como se preparar para publicar em uma editora tradicional 

Editoras tradicionais costumam priorizar títulos comerciais — ou seja, é importante estar atento ao que os leitores estão consumindo 

Nas editoras nichadas, como as jurídicas, acadêmicas, educacionais e religiosas, o currículo acadêmico e a experiência profissional do escritor são levados em consideração. 

Também é muito importante trabalhar seu nome na internet e construir sua audiência. Um caminho possível para isso é postar, em blogs e redes sociais, conteúdo sobre o mundo literário, como impressões sobre leituras e dia a dia de escritor.  

Para se ter uma ideia da importância dessa visibilidade, é só pensar em nomes como E. L. James e Anna Todd, criadoras de Cinquenta Tons de Cinza e After, respectivamente. Elas começaram como autoras de fanfic, conquistando admiradores no Wattpad, até terem a oportunidade de serem publicadas por editoras tradicionais. 

A importância do marketing 

Mesmo em uma editora tradicional, o autor deve contribuir para a divulgação do próprio trabalho em seus canais de comunicação. Ou seja, é importante que você entenda pelo menos o básico de marketing.  

A casa editorial possui um plano de publicidade padrão. Mas, se você quiser que seu projeto seja bem-sucedido, será necessário unir forças com os profissionais responsáveis por esta promoção. Até porque o leitor é atraído quando se sente próximo de quem escreve.  

Editoras de autopublicação 

Podem ser vistas como empresas especializadas na publicação de livros para autores independentes. São ótimas alternativas para quem não tem tempo de cuidar de todas as etapas de produção da obra: capa, diagramação, revisão, cadastro do e-book na Amazon etc. 

Como prestadoras de serviço, são contratadas para diferentes atividades, desde etapas editoriais até a publicação em si.  

Neste caso, o escritor é seu próprio investidor — diferentemente da publicação tradicional, os custos não são responsabilidade da editora.  

Depois que o livro está pronto, é enviado para que o autor possa vendê-lo como achar melhor.  

Vendas em editoras de autopublicação 

Em uma editora de autopublicação, você tem muito mais responsabilidade sobre a venda das obras — algumas vezes, é necessário até mesmo bater metas. Por isso, atente-se ao planejamento financeiro, aos estudos sobre marketing e processos editoriais.  

Pesquise sobre a editora e busque referências de pessoas que já publicaram por ela. 

Já que você irá arcar com os gastos de produção e distribuição do livro, é natural que, caso escolha uma editora de autopublicação, receba uma porcentagem maior sobre a venda de cada unidade, em comparação às editoras tradicionais. 

Controle criativo 

Ao optar por uma editora de autopublicação, você terá mais controle criativo sobre sua obra 

Você será o responsável pela orientação e aprovação da capa, diagramação, escolha do papel utilizado na impressão etc. Mesmo assim, deve levar em conta o parecer de bons profissionais, que possuem conhecimento sobre atração de leitores e linhas editoriais. 

Quando o autor não conhece os padrões básicos de diagramação, por exemplo, pode acabar cometendo erros que o impeçam de vender a obra em livrarias. 

Portanto, independentemente se você decidir publicar por uma editora tradicional ou de autopublicação, abra-se a conselhos e possibilidades. 

Impressão direta em gráficas

Os escritores também contam com a possibilidade de encontrar uma gráfica de confiança para realizar a impressão direta do livro, sem o intermédio de uma editora tradicional ou de autopublicação.

Neste formato, porém, o livro precisa estar finalizado e preparado para a impressão: diagramado, com capa e todos os elementos necessários.

O autor pode escolher este modelo de publicação para reduzir burocracias, mas não é indicado caso ele seja leigo em conhecimentos de editoração ou não conte com uma equipe de profissionais qualificados.

Entender os tipos de cortes, qualidade do papel e métodos de impressão são requisitos indispensáveis para quem pretende trabalhar diretamente com uma gráfica.

Como publicar livros com financiamento coletivo

A publicação de um livro pode gerar muitos custos e este é um dos maiores empecilhos para que mais autores decidam tirar suas histórias da gaveta.

O financiamento coletivo é a alternativa mais indicada para superar este obstáculo e viabilizar a publicação de uma obra.

O termo pode parecer novo, mas o conceito do financiamento coletivo já é bem conhecido: funciona como uma espécie de “vaquinha”, onde as pessoas contribuem com valores para a conquista de um ou mais objetivos.

O grande diferencial no caso das “vaquinhas” para a publicação de livros está no relacionamento com os leitores e nos presentes ou brindes oferecidos em troca das doações.

Para uma boa campanha de financiamento coletivo, você deve ter contabilizado todos os custos envolvidos no processo de edição e publicação para saber quanto dinheiro precisa levantar.

As melhores “vaquinhas” são aquelas com uma boa causa e um produto que engaje e motive os participantes.

Investir  em uma boa capa e em recompensas atrativas também fazem a diferença na arrecadação para a execução do projeto.

As plataformas mais utilizadas pelo mercado do livro são Catarse, Kikante e Benfeitoria. Conheça os detalhes de cada uma e escolha aquela que melhor se encaixa no seu objetivo.

Preparativos essenciais antes de publicar

Como você percebeu ao longo deste artigo, apenas ter a sua história concluída pode não ser motivo suficiente para que uma editora tradicional escolha publicar o seu livro.

E mesmo pagando para que uma editora de autopublicação imprima a sua obra, não existem garantias de que você conseguirá vender todos os exemplares e não ficará com caixas de livros abandonadas em casa.

Antes de publicar, você precisa fortalecer a sua autoridade como autor e criar conexão com o seu público para formar uma base sólida de leitores.

As ferramentas e estratégias de marketing para escritores são indispensáveis para trilhar o caminho de sucesso dos best-sellers.

Investir em capacitação é o primeiro passo para conquistar as habilidades essenciais que vão garantir que o seu livro terá audiência e pessoas dispostas a investir nele.

Escreva e publique sua obra de maneira descomplicada

Foi pensando em você, que busca informações confiáveis, práticas e descomplicadas sobre como escrever e publicar livros, que criei o curso Escritores Publicados!

Cada encontro é dividido por temas e você recebe o passo a passo para escrever e publicar o seu novo livro!

Além do conteúdo completo, com tudo o que você precisa saber para tirar o seu livro da gaveta, você participará de uma mentoria coletiva comigo!

Será uma oportunidade única de me fazer aquela pergunta que você sempre quis, mas nunca conseguiu.

O curso Escritores Publicados é para você que:

  • Sonha em ter um livro publicado;
  • Deseja investir de maneira consciente;
  • Tem uma história única para contar;
  • Deseja mudar o mundo com suas palavras;
  • Não conhece os processos editoriais;
  • Tem vontade de saber como estruturar a sua obra;
  • Está buscando mais autoridade com um livro;
  • Vai avaliar prestadores de serviços (editoras, capistas, revisores…);
  • Já publicou, mas quer descobrir como lançar mais títulos.

Inscreva-se no curso e seja um escritor de sucesso!

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Lilian Cardoso

Professora, jornalista e diretora da LC – Agência de Comunicação, a empresa que mais divulga livros no Brasil!
Por meio dos seus cursos e mentorias, ensina novos escritores a produzirem livros de qualidade e a alcançarem mais leitores com eficazes estratégias de marketing.

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