Qual a melhor maneira de divulgar meu livro para a imprensa?

Depois de investir tempo e dinheiro na publicação de uma obra, os autores costumam ter problemas com outro aspecto essencial do marketing para escritores: a divulgação do livro para a imprensa. 

Como boa parte dos escritores estoura o orçamento nas outras etapas da produção, acaba não sobrando verba para a divulgação. Sem um plano sólido para atrair mais leitores, o resultado pode ser muito frustrante.  

Conquistar a atenção da imprensa é um dos caminhos possíveis para ganhar visibilidade e se tornar mais conhecido, mas esta é uma tarefa que demanda preparação e empenho. 

As possibilidades de espaço que o escritor pode ocupar na mídia são praticamente infinitas: fonte para reportagens, entrevistas em texto, áudio e vídeo, participação em bate-papos, convidado em programas especiais…  

Além disso, o livro pode ser tema de matérias variadas, marcando presença em listas de indicações, textos comemorativos e outros tipos de conteúdo.  

Só que, para ganhar destaque midiático, o autor precisa trabalhar a própria imagem e estruturar uma boa rede de networking. 

Melhor forma de divulgar meu livro para a imprensa 

Alguns pontos são essenciais para conquistar essa atenção, entre eles: 

  • Ter uma presença digital engajadora e empolgante 
  • Usar o marketing pessoal para atrair oportunidades 
  • Criar uma rede de networking com contatos diversificados 
  • Acompanhar as mudanças e tendências do mercado do livro 
  • Participar de eventos, workshops e cursos de capacitação 

Abaixo, vou detalhar cada um destes pontos, para que você turbine a divulgação de livros e se torne o novo queridinho da imprensa: 

Tenha uma presença digital engajadora e empolgante 

Redes sociais como Instagram, TikTok e LinkedIn são plataformas ideais para quem deseja criar uma audiência engajada e atrair a atenção da imprensa. 

A saga Cinquenta Tons de Cinza, por exemplo, se tornou um fenômeno midiático só depois de ter despertado a atenção de leitoras que encontravam o livro a partir das redes sociais. 

É importante frisar que não basta ter um perfil ativo nessas plataformas, é preciso gerar conteúdo relevante para a audiência e fortalecer o relacionamento com o público.  

Faça lives e parcerias com outros profissionais da sua área. Crie posts sobre curiosidades e assuntos que se relacionam ao tema do livro. Exemplos: 

  • Se você é escritor de não ficção e lê uma notícia sobre sua área, por que não comentar sobre ela nas redes sociais? Mostre sua expertise no assunto. Aborde a questão com criatividade e do jeito que te deixar mais confortável: se você se expressa melhor pela escrita, redija posts em carrossel e artigos. Se você é mais do audiovisual, grave vídeos e stories;
  • É escritor de ficção? Faça posts com indicações de livros, colocando o seu ao lado de histórias famosas do gênero. Poste trechos marcantes, que aticem a curiosidade do leitor; faça booktrailers; aproveite as ferramentas de inteligência artificial para mostrar aos leitores como você imaginou seus personagens. Dê dicas com base em seu processo criativo, compartilhando técnicas que você usa para se manter na rotina;
  • Autoajuda é a sua categoria literária? Aproveite para postar trechos diários da sua obra nas redes sociais, para atrair quem se identifica com a mensagem. Mostre como o conteúdo pode ajudar a enfrentar questões universais, como autoestima, passagem do tempo, solidão, procrastinação, ansiedade etc. 
  • Para autores de livros infantis e infantojuvenis, o marketing deve ser voltado aos pais e responsáveis, que vão adquirir os títulos para as crianças. Convide pedagogos, psicopedagogos e outros profissionais da área para criar conteúdo em parceria. Dessa forma, você aumenta a credibilidade do seu trabalho e expande o público. 

“Vale mesmo a pena postar trechos do meu livro? Será que isso não é mostrar demais?”

Autor, saiba que a regra de ouro para o marketing de escritores nas redes sociais é: não esconda seu livro! 

Pense comigo: quando o leitor está na livraria, ele consegue abrir o exemplar, ler a orelha e quem sabe até espiar as primeiras páginas, certo? 

Então, você não deve ter medo de publicar prévias da sua obra! Afinal, o leitor precisa ter acesso a este material para se identificar com o que você escreve. 

Lembre-se: na internet, não basta divulgar apenas a capa do seu livro! 

Use o marketing pessoal para atrair oportunidades 

O marketing pessoal é a ferramenta que faz os escritores ganharem dinheiro, transforma o autor em um ímã de editoras, abre caminho para convites para eventos e palestras e conquista o carinho da mídia. 

Você, escritor, precisa trabalhar o seu marketing pessoal para criar oportunidades de evoluir na carreira e atrair a atenção dos veículos de comunicação.  

Quer saber um erro muito comum que os escritores cometem e que derruba o marketing pessoal? Ter um usuário com um nome aleatório ou cheio de caracteres nas redes sociais. 

Como o escritor pode esperar que os leitores e até mesmo jornalistas o conheçam, se nem o nome dele é fácil de encontrar nas mídias digitais? 

Aproxime-se do público e da imprensa 

Outra boa estratégia para atrair a empatia da imprensa é contar a sua história como pessoa, mostrando quem você é como indivíduo e revelando a sua origem. Portanto, não tenha medo de se expor.  

Pessoas se conectam com pessoas. Mostrar um pouco da sua vida pessoal gerará identificação e, consequentemente, te aproximará do seu público.  

Dependendo da categoria literária que você escreve, isso também ajuda os leitores a verem que as dicas e ensinamentos estão sendo aplicados em sua própria vida. 

Além disso, estas informações são importantes para que os jornais, revistas e demais veículos saibam como explorar sua história. 

Crie uma rede de networking com contatos diversificados

Uma prática indispensável para que o escritor conquiste a atenção da imprensa é ter contato com profissionais que atuam na área de comunicação. 

Você, por exemplo, conhece os jornais e rádios locais da sua cidade? Tem acesso aos e-mails ou telefones dos jornalistas que trabalham nestes veículos? 

O escritor precisa trabalhar seu relacionamento com a imprensa. Este contato pode ser feito de maneira autônoma, ou você pode contratar um serviço de assessoria de imprensa para divulgar seu livro. 

Divulgação autônoma: é possível fazer? Como começar? 

Faça networking dentro da própria comunidade literária, participando de saraus, lives e leituras coletivas. Não tenha medo de se aproximar das pessoas, sejam profissionais do mercado ou leitores em potencial, e falar sobre o seu livro. Lembre-se: uma mão lava a outra, e você deve ter orgulho da sua profissão de escritor! 

Manter relacionamento com blogs literários, bookgrams e booktokers (perfis no Instagram e no TikTok de influenciadores digitais que falam sobre livros) também contribui com a exposição midiática. Afinal, eles movimentam o mercado, fazendo reviews e divulgando obras.  

Acompanhe as mudanças e tendências do mercado do livro 

Um escritor que não se atualiza não consegue se conectar com novas audiências e, provavelmente, vai cair no esquecimento. Por isso, é preciso estar a par das novidades e acompanhar as mudanças do mercado 

Se você quer atrair possíveis leitores e conquistar um espaço na mídia, escreva sobre temas que estejam em alta, já que os jornais se pautam muito pela factualidade. 

A pandemia foi um divisor de águas entre os escritores que já usavam a internet para divulgar o que escreviam e aqueles que não tinham nem um perfil no Facebook. 

Alguns assuntos que se destacaram nesse período, por exemplo, foram autoconhecimento, saúde, espiritualidade e autoajuda.  

Claro que o mais importante é que você escreva sobre temas com os quais tenha afinidade, e não crie nada apenas porque é uma tendência, ok? Aproveite os momentos, mas seja original e, principalmente, real. 

Participe de eventos, workshops e cursos de capacitação 

Ainda na linha de se manter sempre atualizado, é indispensável que os escritores estejam atentos aos eventos de capacitação que movimentam o mercado do livro.  

Aplique os conhecimentos adquiridos com criatividade e responsabilidade. Esta é a chave para gerar uma primeira impressão positiva em editoras, agentes literários e nos profissionais da imprensa, que vão falar sobre o seu livro. 

Há excelentes cursos voltados à cada uma das etapas de produção da obra: escrita, publicação e divulgação, o que inclui marketing digital para escritores.  

Nos workshops gratuitos que ofereço, como o Projeto Escritor e a Maratona do Escritor, abordo todo esse conteúdo com muito carinho. Assim, você pode tirar as suas dúvidas e trilhar seu caminho com mais segurança. 

Curso Escritores Admiráveis 

Para quem quiser aprofundar o conhecimento, o curso Escritores Admiráveis explica em detalhes cada um dos processos e ferramentas do mercado editorial. Ele é atualizado constantemente com novas oficinas. Além disso, traz, em seu material complementar, uma lista de produtoras audiovisuais, editoras e agentes literários para você colocar em prática os ensinamentos e dar novos passos na carreira. 

Os alunos Admiráveis também contam com concursos literários exclusivos, valendo a publicação de um escritor por editoras tradicionais, e uma divulgação completa pela LC Agência de Comunicação.  

Agora, se o que você busca é um acompanhamento individual, com foco total em seus projetos, eu indico a Mentoria DNA Best-Seller. Nela, você receberá, de mim e de outros profissionais 100% voltados ao mercado do livro, a orientação que precisa para alcançar seus objetivos.  

Durante os seis meses em que seguiremos juntos, você contará com: 

  • feedback assertivo: inclui tanto devolutiva positiva, para saber o que você está fazendo bem, quanto críticas construtivas, para destacar as áreas que precisam de melhorias;  
  • orientação personalizada: cada mentorado recebe, ao final do programa, um plano de marketing personalizado, com dicas de conteúdo e estratégias para trabalhar o livro e a carreira;  
  • parceria contínua: após os encontros encerrarem, todos os mentorados ficam em um grupo único com as outras turmas, com foco em networking e encontros pontuais, em que eu farei questão de acompanhar o desenvolvimento de cada um. 

Tenho opções de estudo e aperfeiçoamento para todos os autores, independentemente da fase da carreira em que se encontram e das metas que desejam alcançar. É um prazer ajudar e ver os escritores atingindo todo o seu potencial! 

Assessoria de imprensa: o Press LC pode te ajudar! 

O Press LC é um serviço exclusivo de assessoria de imprensa e blogs, que, por meio de releases, sugestões de pautas e recomendações de entrevistas, ajuda cada vez mais escritores a ganharem espaço na mídia nacional (jornais, revistas, portais de notícias e emissoras de rádio e TV de todo o Brasil). As campanhas atingem diariamente milhares de editores, repórteres, pauteiros e produtores do país. 

Este serviço é indicado a você que já tem livros publicados (físico/digital) ou irá lançar nos próximos meses, e para quem deseja conquistar os melhores resultados na divulgação da obra 

Você já buscou seu nome no Google? O que encontrou? Se alguém pesquisar um tema relacionado ao seu livro, para onde será direcionado? A quais páginas esta pessoa terá acesso? Na era digital, são essas perguntas que você deve se fazer para entender se seu livro está conquistando o espaço que merece.  

O escritor escreve para ser lido, então por que continuar no anonimato? É importante estourar a bolha para alcançar os mais diferentes cenários e públicos. 

Saiba como o Press LC trabalha: 

  • Produção de um release eficiente, apresentando a sua história e a do seu livro; 
  • Montagem de um cronograma de divulgação com duração de dois meses; 
  • Envio do release por e-mail à base de até 60 mil contatos (6x); 
  • Envio da pauta e contato com jornalistas de veículos relacionados ao assunto da obra; 
  • Coletagem da sua exposição na imprensa por meio de clipagem; 
  • Elaboração de relatórios com os seus resultados de mídia que saíram na imprensa; 
  • Organização de leituras coletivas, que popularizam seu livro e te aproximam dos seus leitores. 

Lembrando que você pode replicar os resultados de mídia conquistados pela assessoria em seu próprio site, grupos do WhatsApp e perfis em redes sociais. 

Resultados alcançados pelo Press LC 

Tenho orgulho em dizer que a Press LC já promoveu mais de 30 mil inserções de autores em grandes veículos como Folha de São Paulo, Estadão, O Globo, Veja e Época.  

Nossos escritores também marcaram presença na telinha brasileira, em programas como Encontro com Fátima Bernardes, É de Casa, Jornal Hoje, Fantástico e muito mais.  

Já divulgamos grandes nomes como o filósofo Mario Sergio Cortella, a Supernanny Cris Poli, a atriz Mariana Rios, o cartunista Mauricio de Souza, o padre Fábio de Melo, a Monja Coen, o ator Lázaro Ramos, os youtubers Christian Figueiredo e Alice Salazar e o jornalista Marcos Piangers. 

Também ultrapassamos as fronteiras do Brasil e trabalhamos com escritores como Rupi Kaur, Gary Chapman, Kevin Leman, Patrick Ness, Peter Carlin, Kim Phuc Phan Thi e o pontífice Papa Francisco. 

Mesmo se você optar por uma agência, saiba que divulgar o livro é um trabalho em equipe: você será sempre a melhor pessoa para falar sobre sua obra. Então estude e se prepare para ajudar no planejamento estratégico e colocar a mão na massa! Assim seus resultados serão potencializados.  

Pessoas se conectam com pessoas. Quando você aparece, compartilha sua jornada do escritor — as partes boas e, por que não, a forma que você encontrou para superar as dificuldades —, mostra que é real e que vale a pena dar uma chance ao seu trabalho.  

Eu costumo dizer que, quando um livro nacional ruim é lido, acabamos reforçando a ideia de que a literatura estrangeira é melhor. 

Autor, você deve ter um compromisso inabalável com a qualidade e eu me incluo neste pacto! 

Eu acredito que nós, agentes ativos do mercado do livro, precisamos manter o prestígio da literatura brasileira sempre elevado. E você?  

Vamos juntos alcançar os melhores resultados? 

2 comentários em “Qual a melhor maneira de divulgar meu livro para a imprensa?”

  1. Pingback: Como divulgar um livro? - Lilian Cardoso

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