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Como fazer marketing literário para o meu livro?

Marketing literário – ou marketing para escritores – é ideal para os autores que desejam ganhar relevância no mercado editorial e conquistar a admiração dos leitores.  

Se este é seu sonho, então você precisa adotar as estratégias certas para divulgar seu trabalho, esteja ele publicado ou ainda não, fortalecendo sua marca e seu nome entre os escritores de sucesso. 

Para mostrar como fazer, apresentar os melhores benefícios e desmentir os maiores mitos deste tema, preparei este artigo completo para que você aprenda tudo sobre marketing literário. Confira:  

O que é marketing literário ou marketing para escritores 

Marketing literário é um conjunto de estratégias para atrair leitores e fortalecer sua marca por meio de diferentes frentes. 

Essas estratégias, que têm o objetivo de despertar nas pessoas o interesse em consumir o que você escreve, podem ser realizadas on-line e off-line. 

O marketing literário pode ser aplicado de muitas maneiras, quando bem executado, levar autores ao patamar de best-sellers.  

Benefícios do marketing literário 

As estratégias de marketing literário são essenciais para que você divulgue seu trabalho e encontre pessoas interessadas em ler o que tem a dizer. 

Além disso, o marketing literário é importante para: 

  • Engajar seus leitores de maneira efetiva; 
  • Construir e manter sua reputação; 
  • Fortalecer seu relacionamento com os leitores; 
  • Servir como canal de comunicação para informar o público; 
  • Ajudar no crescimento das suas vendas de livros; 
  • Facilitar a geração de insights e percepções; 
  • Manter você sempre relevante para os leitores; 
  • Criar maneiras de monetizar o seu talento; 
  • Fornecer dados úteis para a tomada de decisões certeiras. 

Quando fazer? 

O marketing literário pode ser colocado em prática a qualquer momento da sua carreira.  

Mesmo os autores que ainda estão procurando uma editora ou aqueles que nem começaram a escrever já podem adotar estratégias de marketing com o objetivo de formar um público de leitores. 

Os escritores que já publicaram se beneficiam das estratégias de marketing literário divulgando seus livros para a imprensa e o público, o que fortalece suas marcas e rentabiliza suas obras. 

Veja quando você pode investir em marketing literário:

  • Antes de publicar um livro, para formar público e construir sua marca; 
  • Durante a publicação do livro, para atrair o interesse dos leitores; 
  • Depois de publicar o livro, para fortalecer seu nome e sua reputação; 
  • Ao escrever um novo livro, para criar expectativa no público. 

O marketing literário é um divisor de águas entre os autores que vendem e aqueles com dezenas de caixas de livros empilhadas em casa. 

Estratégias de marketing para escritores 

Seguir uma estratégia de marketing para escritores facilita a execução das ações de divulgação do seu livro e até da sua figura pessoal, que falaremos logo mais neste artigo. 

A estratégia de marketing literário pode ser dividida em alguns pilares: 

  • Planejamento: nesta primeira etapa, você vai definir quais serão as tarefas executadas, além de direcionar as atividades para os responsáveis por executá-las; 
  • Definição da persona: aqui você vai desenhar o seu “leitor ideal”, aquele ao qual você escreve e com certeza compraria o seu livro; 
  • Produção de conteúdo: este é o momento de criar conteúdo relevante para o público que você deseja atrair e engajar; 
  • Distribuição: pensar no formato de distribuição do conteúdo é importante para que sua mensagem chegue até sua persona no lugar e no momento certo; 
  • Análise de resultados: é hora de avaliar o desempenho do conteúdo que você criou para levantar insights que serão úteis para as suas próximas decisões.  

Note que as definições de cada pilar são bem abrangentes e você pode adaptar cada etapa conforme as ações que for executar para a divulgação do seu livro.  

Como fazer marketing literário? 

Para colocar o marketing literário em prática, você conta com um número incrível de formatos e modelos extensamente testados e aprovados em outros mercados. 

Vale dizer que é essencial fazer adaptações para alinhar as características de cada estratégia de marketing com o seu objetivo, que pode ser atrair mais leitores, vender mais livros, fortalecer sua marca pessoal e tantos outros. 

Confira abaixo a lista com os principais tipos de marketing e as minhas dicas para aplicar cada um deles no seu dia a dia. 

Tipos de Marketing para Escritores 

Marketing Digital 

O marketing literário em ambiente digital engloba ações que acontecem pela internet. Este é um modelo muito completo e com inúmeras variáveis e aplicações.  

Você pode aplicar estratégias de marketing digital em seu Instagram, Facebook, Google, LinkedIn, TikTok, nos e-mails, mensagens via WhatsApp e em praticamente todos os ambientes digitais. 

Só não ache que apenas criar conteúdo para as redes sociais já é marketing digital. O trabalho pode até começar aí, mas ele vai muito além de um post. 

Dicas de como fazer marketing digital para escritores: 

  • Invista em anúncios para gerar tráfego; 
  • Publique conteúdo nas redes sociais; 
  • Produza vídeos sobre o tema do seu livro; 
  • Crie uma comunidade de leitores; 
  • Atualize seu blog pessoal ou site. 

Marketing Tradicional 

O marketing tradicional para escritores costuma ser feito nas mídias consideradas off-line. Este é o caso de outdoors, rádios, TVs, revistas e jornais. 

Você pode conquistar espaço nestes veículos tradicionais por meio de uma assessoria de imprensa ou investindo em anúncios pagos.  

Dicas de como fazer marketing tradicional para escritores: 

  • Atue com uma assessoria de imprensa para conseguir acesso na mídia;  
  • Escreva artigos ou matérias relevantes para o veículo desejado; 
  • Esteja disponível como fonte de informação sobre assuntos que você domina; 
  • Entre para listas de livros e autores de um gênero ou tema; 
  • Invista em anúncios pagos divulgando o seu livro. 

Marketing Direto  

Nesta modalidade de marketing literário, você faz a comunicação direta com os seus leitores. Esta estratégia é interessante para gerar a sensação de exclusividade quando você se comunica com eles. 

Nesse caso, você tem mais oportunidades para estreitar laços, assim como converter em leitores fiéis aqueles que estão apenas interessados em um de seus livros. 

O que pode dificultar a execução de ações de marketing direto é o volume de pessoas com as quais você se comunica. Falar diretamente com 20 pessoas é bem mais simples do que falar com 200, não é? 

Dicas de como fazer marketing direto para escritores: 

  • Responda mensagens em inbox ou na DM; 
  • Chame os leitores pelo nome; 
  • Tente pessoalizar a comunicação; 
  • Entenda quais são os desejos da sua persona. 

Marketing de relacionamento 

Fazer marketing de relacionamento para escritores exige comprometimento, pois o objetivo é criar, nutrir e fortalecer a relação entre você e os leitores. 

Para ter resultados com esse tipo de marketing, é preciso caprichar nas ações antes, durante e depois da venda. 

É com este tipo de estratégia que o seu leitor se torna o seu maior defensor e o grande promotor da sua marca e do seu trabalho. 

Dicas de como fazer marketing de relacionamento para escritores: 

  • Crie um programa de fidelidade; 
  • Organize grupos ou comunidades com leitores; 
  • Disponibilize brindes para o seu público; 
  • Envie e-mails de agradecimento quando as pessoas comprarem seu livro. 

Marketing de guerrilha 

Esta estratégia de marketing literário adota o conceito de mínimo investimento com o máximo de resultado”. Funciona quase como um “boca a boca” ou “porta em porta”.  

O objetivo do marketing literário de guerrilha é alcançar o maior número possível de pessoas com quase ou nada de verba. 

É um tipo de marketing bastante agressivo, que pode até se beneficiar de polêmicas e controvérsias. 

Dicas de como fazer marketing de guerrilha para escritores: 

  • Faça panfletagem do seu livro; 
  • Peça que amigos e familiares avaliem seu livro na Amazon; 
  • Publique conteúdos se colocando como o melhor do seu gênero/nicho; 
  • Aponte seu livro como melhor do que o da concorrência 

Marketing verde 

Você pode alinhar a divulgação do seu livro com práticas sustentáveis, para fazer o que chamamos de marketing literário verde. 

Ao adotar esta estratégia, você se posiciona como uma pessoa que defende o meio ambiente e que possui uma consciência ambiental elevada. 

O grande diferencial deste tipo de marketing literário é promover ações e debates que contribuam para uma mudança positiva no mundo. 

Dicas de como fazer marketing verde para escritores: 

  • Escreva livros relacionados à natureza e sustentabilidade; 
  • Opte por materiais de impressão com menor impacto ambiental; 
  • Colabore com projetos focados na proteção dos recursos naturais. 

Marketing pessoal 

Você pode adotar o marketing pessoal para fortalecer o seu nome e a sua marca como referência no mercado do livro. 

Este tipo de marketing literário está ligado diretamente à sua imagem e reputação. Aqui, o mais importante é o que as outras pessoas pensam e falam sobre o seu trabalho.  

Trabalhando o seu marketing literário pessoal, você se diferencia da concorrência e potencializa a sua carreira, abrindo as portas para grandes oportunidades. 

 

Imagem pessoal: a peça-chave para o marketing do escritor 

 Sei que muitos escritores torcem o nariz quando falo sobre trabalhar a imagem pessoal nas redes sociais, seja por vergonha, por pensar que vão se expor, pela preocupação com as críticas ofensivas…  

Se você se sente assim, tenho uma coisa para te dizer: críticas sempre virão. Nós é que devemos filtrar e absorver apenas aquilo que vale a pena. 

Mais do que nunca, o público deseja se conectar com a pessoa do outro lado da tela. Por isso, produza conteúdo de valor, que traga sua essência e ajude a construir uma relação de empatia com os seus leitores.  

A dica é começar aos poucos, por aquilo que você domina. Exemplo: se você se sente confortável gravando vídeos e stories, ótimo! Mas se as câmeras te deixam acanhado, inicie produzindo conteúdo em imagem e texto.  

Só não se esqueça de que a mágica não acontece na sua zona de conforto. Procure se desafiar com o tempo, testando aos poucos outros formatos já existentes de conteúdo ou até mesmo desenvolvendo novos. Use sua criatividade! 

Você só tem a ganhar quando gera empatia com os leitores. Ao se sentirem mais próximos, eles terão vontade de consumir tudo o que você produzir, ou até mesmo se abrirem para você, uma vez que você se abriu para eles.  

Dicas de como fazer marketing literário pessoal: 

  • Valorize sua imagem pessoal cuidando da aparência; 
  • Participe de debates importantes para a sua área; 
  • Seja uma pessoa que aponta tendências e novidades; 
  • Faça parcerias e tenha um bom networking. 

Exemplos de escritores que fazem um excelente marketing pessoal: 

Paulo Coelho: conhecido mundialmente pelo livro “O Alquimista”, o best-seller costuma interagir muito nas redes sociais, principalmente no Facebook e no Instagram, com conteúdo que relaciona vida profissional à sua própria visão de mundo.  

Para escrever “Adultério”, o escritor contou com a ajuda de seus muitos fãs. Durante a produção do livro, ele leu mais de mil e-mails, enviados voluntariamente por pessoas que aceitaram o desafio de confessar seus casos de infidelidade. Quem contaria algo assim se não se sentisse íntimo do autor? Está aí a importância de estar presente no dia a dia dos leitores pelas redes sociais. 

Isabela Freitas: bem antes de publicar a série de livros “Não se apega, não”, a escritora já havia construído uma base fiel de leitores, por meio do blog Isabela Freitas e de sua presença nas redes sociais. Até hoje, ela compartilha momentos especiais da vida pessoal, trechos e conteúdo sobre suas obras. Além disso, não esconde as experiências, muitas vezes difíceis, que a levaram a escrever sobre amor-próprio e relacionamentos amorosos.  

Mostrar que é real e acessível foi primordial para que a autora construísse uma relação de confiança com seu público. 

João Doederlein: em sua página @akapoeta, o escritor traz a sensibilidade das palavras para a internet, por meio de poesias e textos reflexivos. Além disso, participa de entrevistas, podcasts, posta trechos e novidades sobre os livros.  

Foi abrindo o coração que ele construiu a própria audiência. E mesmo após as obras publicadas, continua nutrindo essa relação com o público, que se identifica com seu trabalho e seus sentimentos. 

Marketing Social 

Você defende alguma causa social? O seu livro fala de problemas sociais que precisam de solução? Então você pode se beneficiar do marketing social para escritores. 

Esta estratégia funciona de forma semelhante ao marketing literário verde, mas aqui os escritores se posicionam como agentes de diálogo ou de ativismo para causas como machismo, racismo, homofobia, maus-tratos aos animais, defesa da pessoa idosa e tantas outras. 

Vale reforçar que, ao adotar este tipo de marketing literário, você precisa ter coerência entre seu discurso e suas ações. O público vai cobrar caso você fale uma coisa e faça outra. 

Dicas de como fazer marketing literário social para escritores:

  • Escreva livros que falam de causas sociais; 
  • Participe de movimentos e grupos de lutas sociais; 
  • Conheça as dificuldades enfrentadas pelo grupo que você defende; 
  • Contribua para o debate do assunto entre seus leitores.

Marketing de conteúdo 

Fazer marketing literário de conteúdo é praticamente indispensável se você deseja fortalecer a sua presença digital para atrair novos leitores. 

O grande trunfo deste tipo de marketing literário é entregar para a persona um conteúdo de valor, que será útil para solucionar uma dúvida ou problema. 

Sempre que você criar um conteúdo, independentemente da rede social ou da plataforma escolhida, reflita: como esta publicação vai ajudar meus leitores? 

Dicas de como fazer marketing literário de conteúdo:

  • Publique posts em um blog pessoal sobre temas relacionados ao seu livro; 
  • Crie publicações que esclareçam as dúvidas dos leitores sobre determinado assunto; 
  • Produza e-books, vídeos ou palestras on-line com conteúdos transformadores; 
  • Siga as etapas da Mandala Criativa dos Escritores. 

Técnica de marketing literário: conheça seu público-alvo e persona  

Se, ao perguntar para quem o autor escreve, eu ouço como resposta “é para todas as idades, todos os tipos de pessoa”, já sei que ele não pesquisou o suficiente sobre divulgação…  

Entenda, pode ser que seu livro agrade, sim, pessoas que não sejam o foco, mas nichar o público vai te ajudar a construir sua audiência e a desenvolver uma estratégia de marketing literário mais eficiente.  

Quando um autor compreende profundamente as necessidades, desejos e preferências de seus leitores, consegue direcionar a narrativa com muito mais eficácia, criando uma relação de empatia com o público.  

A diferença entre público-alvo e persona é que, enquanto o primeiro é mais amplo, o segundo consiste na pessoa que vamos analisar e, a partir desse estudo, atrair muitas outras. 

Defina o público-alvo

A primeira coisa que você deve fazer é pensar em quem irá focar e não nas exceções. Exemplo: romances, na maioria das vezes, atraem o público adulto feminino, então mire nessas leitoras.  

Com isso em mente, organize uma boa pesquise, cruzando dados demográficos — gênero, escolaridade, faixa etária… — com os principais interesses dessas pessoas: sobre o que estão falando? Quais suas curiosidades? Use as tendências em seu favor! 

Hoje, há recursos on-line para te auxiliar nesse trabalho, como o Facebook Insights, que permite explorar estatísticas por região e interesses e mapear a audiência do Facebook e do Instagram. 

Estudo de gerações

Pela primeira vez na nossa história, vivemos o encontro de cinco gerações com preferências, opiniões, costumes e comportamentos bem distintos.  

Pesquisar sobre esses grupos te ajudará a traçar uma estratégia de marketing literário de conteúdo muito mais eficiente. E claro, a construir um enredo que ficará para sempre na memória (e no coração) dos leitores.  

Entenda a seguir as principais características e interesses cada perfil, e crie uma conexão profunda com seu público:  

Baby boomers (1946 a 1964) 

  • Poder econômico; 
  • Foco em qualidade de vida na terceira idade; 
  • Estabilidade; 
  • Buscavam permanecer em uma empresa durante a vida. 

Geração X (1965 a 1980) 

  • Foco na experimentação; 
  • Adaptabilidade; 
  • A geração do empreendedorismo. 

Geração Y (1981 a 1996) 

  • Experiência cultural; 
  • Foco nas vivências; 
  • Adaptabilidade; 
  • A geração do idealismo; 
  • Rede social: Facebook.  

Geração Z (1997 a 2009) 

  • Engajamento; 
  • Foco nas finanças; 
  • Mudanças sociais; 
  • Conteúdo de valor; 
  • Rede social: Instagram. 

Geração Alpha (2010 a 2025) 

  • Conectividade; 
  • Foco na individualidade; 
  • Influencia os pais; 
  • Conteúdos práticos; 
  • Conectam-se com influenciadores digitais; 
  • Rede social: TikTok.  

Defina sua persona 

Depois de pesquisar e definir quem será seu público-alvo, é hora de desenvolver sua persona, que é a representação fictícia do seu leitor ideal aquele com grandes chances de ser conquistado e indicar seu trabalho.  

Como criar a persona? 

Para criar sua persona, você pode se inspirar em um amigo ou parente. Imagine a rotina dele, com quem mora, profissão — quais livros sua ocupação exige que ele consuma? O que pode servir de repertório para ele? —, como chega ao local de trabalho — é possível ler no caminho? O audiobook seria uma opção? —, seus valores, entre outros.  

É possível, por exemplo, imaginar o perfil das pessoas que vão se identificar com o seu personagem. Essa estratégia é observada com facilidade nas telenovelas. 

Conheça os hábitos de consumo literário de sua persona e entenda quais autores e obras a influenciam. Assim, será mais fácil escolher até mesmo o melhor formato de distribuição, para que a mensagem chegue ao lugar e momento certos, sem passar despercebida. 

Faça pesquisas de mercado, participe de comunidades on-line e de grupos de discussão para se aproximar e entender seus leitores. Estar presente nas mídias que eles utilizam — blogs literários, podcasts, resenhas, redes sociais, entre outras — também é essencial para interagir e entender o que movimenta essas pessoas. 

Marketing viral 

Viralizar é um termo muito utilizado nos ambientes digitais para falar de conteúdos que se popularizam rapidamente na internet. 

Os memes são os exemplos mais comuns de conteúdos virais, mas outros nichos, inclusive os escritores, podem se beneficiar deste tipo de marketing. 

Para viralizar na internet, você precisa estar sempre atento às tendências e ter uma boa dose de criatividade para relacionar os assuntos mais comentados do momento aos conteúdos que se relacionam com o seu livro. 

Dicas de como fazer marketing literário viral: 

  • Acompanhe os Trending Topics do Twitter; 
  • Fique de olho nas notícias em alta do Google Trends; 
  • Confira os vídeos mais populares do YouTube e TikTok; 
  • Faça bom uso das hashtags e dos termos de buscas. 

Desafios do marketing literário 

Eu não estaria sendo sincera com você se dissesse que fazer marketing literário é moleza. Como tudo na vida, a divulgação do seu livro e da sua marca exige dedicação e comprometimento. 

Posso garantir, porém, que as coisas boas que você vai colher superam qualquer dificuldade que você possa encontrar na hora de colocar as suas estratégias de marketing literário em prática. 

Confira os maiores desafios que os autores podem encontrar ao adotar estratégias de marketing literário:

  • Sair da mesmice e criar conteúdo diferenciado; 
  • Antecipar o comportamento do leitor; 
  • Transmitir a mensagem correta sem mal-entendidos; 
  • Prever os próximos passos do mercado do livro; 
  • Conquistar mais seguidores qualificados (aqueles que compram o seu livro); 
  • Adaptar-se às mudanças digitais que surgem todos os dias. 

Maiores mitos do marketing literário 

O universo digital é cercado por muitos mitos e você pode conferir aqui embaixo quais são as maiores mentiras sobre marketing literário que costumam circular por aí. 

“É impossível de colocar em prática”

O marketing literário não é um bicho de sete cabeças. Ele é uma ferramenta para que você conquiste seus objetivos. 

Quando você passa a enxergar a função das estratégias de marketing, deixa de lado os medos e ansiedades para tomar as rédeas da situação e transformar de vez a sua carreira. 

“É para quem tem dinheiro” 

Uma das maiores qualidades da internet é a infinidade de ferramentas gratuitas disponíveis para divulgar um negócio. 

Investimentos em forma de anúncios são sempre bem-vindos, mas você pode conquistar resultados extraordinários apostando apenas em tráfego orgânico. 

“É para quem já publicou livro 

Este é um dos maiores equívocos do mercado do livro, pois o marketing literário não só pode como deve ser aplicado em qualquer momento da carreira de quem escreve. 

Autores com ou sem livro publicado se beneficiam das estratégias de marketing para criar uma base de leitores, converter acessos em vendas e fortalecer sua presença na internet. 

“É para autores que já fazem sucesso”

Pelo contrário, autores que fazem sucesso já possuem um público fiel e interessado em consumir o que eles podem oferecer. 

Autores que estão começando na carreira e aqueles que desejam expandir seus horizontes são os que mais têm a ganhar com o marketing literário. 

“É para bonito e não traz resultados”

Quando bem-feito, o marketing literário traz resultados concretos. Tudo depende da estratégia que você adotar e do retorno esperado para determinada ação. 

Muitos autores publicam alguns posts nas redes e se frustrarem por não terem conseguido mais curtidas ou seguidores… 

Como você viu neste artigo, fazer marketing vai muito além do que apenas postar uma foto. 

Supere obstáculos com o marketing literário 

Agora que você sabe o que é, aprendeu as principais estratégias, entendeu os benefícios e desvendou os maiores mitos do marketing literário, está na hora de dar o próximo passo! 

A maior formação para autores do Brasil, o curso Escritores Admiráveis, reúne especialistas em edição, marketing e venda de livros para desmistificar os processos que envolvem a escrita, publicação e divulgação de obras literárias. 

É uma oportunidade única para que você se torne um escritor com bons livros, que conquistam os leitores. 

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Lilian Cardoso

Professora, jornalista e diretora da LC – Agência de Comunicação, a empresa que mais divulga livros no Brasil!
Por meio dos seus cursos e mentorias, ensina novos escritores a produzirem livros de qualidade e a alcançarem mais leitores com eficazes estratégias de marketing.

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