Espero que goste deste artigo

Se você quer conhecer meu curso completo para escritores, clique aqui.

Como otimizar sua Página do Autor na Amazon para vender mais livros

A Página do Autor é uma ferramenta incrível para escritores que querem vender mais livros pela Amazon. Nela, é possível incluir informações atualizadas sobre você, facilitando o contato do leitor com o seu trabalho.

Este espaço, que funciona como um perfil do autor, pode ser criado por meio da Author Central, a Central do Autor da Amazon.

Neste artigo, vou mostrar os benefícios de criar uma Página do Autor e dar as melhores dicas para que você otimize o seu perfil, transformando ele em um imã de novos leitores. Vamos lá?

Por que criar uma Página do Autor na Amazon?

Uma Página do Autor na Amazon garante que você tenha um local de contato direto com o leitor para que ele conheça quem você é e tenha acesso aos livros que você publicou.

Este espaço é indicado especialmente para escritores de autopublicação e para aqueles que ainda não possuem um site.

Como a Página do Autor funciona praticamente como um perfil em uma rede social, ela torna a experiência do leitor mais completa porque permite que ele se aprofunde no seu universo.

Conheça os principais benefícios da Página do Autor

  • Você tem mais controle sobre a sua imagem na Amazon;
  • Você pode se comunicar diretamente com o leitor por meio de uma biografia;
  • Você pode permitir que os leitores sigam a sua página para receber novidades;
  • Você pode divulgar suas fotos profissionais e book trailers;
  • Você reúne em um único lugar todos os livros e versões lançadas na Amazon;
  • Você pode ver o ranking de mais vendidos da Amazon;
  • Você pode ver as avaliações que os leitores fizeram das suas obras.

Veja como criar a sua conta na Central do Autor

  • No KDP, acesse a página de Marketing;
  • Na seção Author Central (Central do Autor), escolha a loja na qual você deseja criar sua Página do Autor no menu suspenso;
  • Clique em Gerenciar Página do Autor;
  • Você será redirecionado para o Author Central;
  • Clique em “Inscrever-se gratuitamente” e use as informações da sua conta KDP para se inscrever.

Os recursos que você pode otimizar na sua Página do Autor da Amazon:

  • Foto de perfil;
  • Biografia;
  • Listagem de todos os seus livros;
  • Book trailers dos seus livros;
  • Ativação do botão “Seguir”;
  • Resenhas de livros/Críticas editoriais (apenas EUA);
  • Compartilhar publicações do seu blog (apenas EUA);
  • Verificar as informações de vendas da BookScan (apenas EUA).

Note que, neste momento, os três últimos recursos da lista estão liberados apenas para o mercado norte-americano.

É possível que estas novidades cheguem em breve para os escritores brasileiros, mas a seguir, vamos tratar somente das funcionalidades disponíveis no Brasil, ok?

Como otimizar cada item da sua Página do Autor

Tenha uma foto de perfil profissional

A Página do Autor permite que você compartilhe fotos suas e das suas obras. Dentre estas imagens, você pode selecionar uma para ilustrar o seu perfil.

Minha sugestão é que você escolha uma foto que você também usaria no seu livro. Evite fotos escuras e com excesso de informações visuais.

Tenha em mente que a sua foto deve parecer profissional e precisa inspirar confiança nos leitores que acessarem a sua página.

Para tirar boas fotos, escolha um local bem iluminado, de preferência com um fundo liso ou neutro, e peça para alguém te fotografar.

Escreva uma biografia convincente e encantadora

A biografia é o espaço em que você se apresenta para o leitor e tem a chance de criar uma conexão com ele.

O texto que você fizer deve ser encantador e precisa convencer o visitante de que os seus livros são o que ele procura para ler naquele momento.

Veja alguns tópicos que você pode abordar na sua biografia:

  • Breve introdução pessoal;
  • Gênero(s) literários que você escreve;
  • Campo de estudo (caso você escreva sobre um tema específico);
  • Prêmios e reconhecimentos que você tenha recebido;
  • Seus hobbies e/ou curiosidades sobre você;
  • Link para o seu site (se tiver);
  • Links para as suas redes sociais.

Você não só pode como deve utilizar as técnicas de copywriting e storytelling para escrever a sua biografia.

Elementos como os gatilhos mentais são indispensáveis para ativar na mente do leitor a vontade de conhecer o seu trabalho.

Você pode, por exemplo, finalizar o texto com uma Call to Action (CTA) convidando o visitante para conhecer seu perfil no Instagram ou para acessar o seu blog.

A Amazon também permite que você crie biografias em diferentes idiomas, caso tenha livros disponíveis em outras línguas.

Liste os seus livros e todas as versões deles

É comum que os autores tenham mais de um livro publicado na Amazon ou que algumas obras tenham mais de uma versão (Kindle, capa dura, capa flexível etc.).

A Página do Autor é um lugar de fácil acesso para os leitores encontrarem o compilado de todas as suas obras.

Este é um recurso incrível, pois te ajuda a mostrar para o leitor todo o seu trabalho, além de também disponibilizar as diferentes versões de um mesmo livro.

Pense neste espaço como uma vitrine de tudo o que você escreve. Não deixe nada de fora, ok?

Divulgue os book trailers dos seus livros

Além de fotos, a Página do Autor também permite que você faça o envio de vídeos. Você pode aproveitar este recurso para divulgar os book-trailers das suas obras.

Os book trailers são uma ótima ferramenta para atrair a atenção do leitor e apresentar o seu livro de maneira ilustrada.

Confira o vídeo onde falo mais sobre book trailers:

Compartilhe um vídeo de apresentação

Além dos book trailers, você também pode publicar na página um vídeo de apresentação. Basicamente seria uma biografia em formato de vídeo.

Este é um recurso interessante para aproximar ainda mais o leitor de você, já que ele conhecerá melhor o seu rosto, a sua voz e todos os detalhes da sua imagem.

Mas atenção: se você optar por subir um vídeo de apresentação, certifique-se de que a qualidade de imagem e áudio esteja excelente.

Libere o botão “Seguir” para os leitores

Além dos recursos que comentei acima, a Página do Autor permite que os leitores possam “seguir” o seu perfil para receber as novidades relacionadas aos livros que você publicar.

Você precisa liberar este botão adicionando o seu livro na conta do Amazon Author Central.

Quando o seu livro for qualificado, seus seguidores permitem e-mails de marketing da Amazon e, se ainda não fizeram o pedido do seu novo livro, eles serão notificados sobre o lançamento ou a disponibilidade da obra para pré-venda.

Demais, não é?

Divulgue a sua Página do Autor

A Amazon não permite que você crie uma URL personalizada para a sua Página do Autor, mas você pode usar serviços como o Bitly para criar um link único e encurtado.

Você pode divulgar a sua página nas redes sociais, como o Instagram e Facebook, para atrair novos interessados nos seus livros. Como comentei antes, esta é uma ótima opção para quem ainda não possui um site de vendas.

Atualize sua Página do Autor na Amazon e venda mais livros

A sua Página do Autor na Amazon é mais uma ferramenta para impulsionar as vendas dos seus livros.

Ela pode ser um fator de decisão para o leitor que está considerando comprar a sua obra, mas deseja conhecer um pouco mais sobre quem é o autor.

Atualizando e otimizando a sua Página do Autor, você cria mais um espaço de relacionamento com o público e abre as portas para que ele entre de cabeça no universo que você criou a partir das suas palavras.

Mergulhe no universo da publicação e divulgação de livros

Agora que você conheceu as vantagens de criar uma Página do Autor na Amazon e sabe como otimizar cada seção dela, que tal mergulhar no universo da publicação e divulgação de livros?

Clique aqui e conheça o curso Escritores Admiráveis, a melhor formação para autores do país!

Compartilhe este artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp

Lilian Cardoso

Professora, jornalista e diretora da LC – Agência de Comunicação, a empresa que mais divulga livros no Brasil!
Por meio dos seus cursos e mentorias, ensina novos escritores a produzirem livros de qualidade e a alcançarem mais leitores com eficazes estratégias de marketing.

Leia também:

Deixe a sua opinião sobre o tema:

Publicações recentes