A criação de conteúdo para escritores no Instagram conta com possibilidades ilimitadas e todas podem render ótimos resultados quando o objetivo é gerar valor para os leitores.
O Instagram tem com mais de 95 milhões de usuários no Brasil e se destaca como uma das redes sociais mais utilizadas no país.
O escritor não só pode como deve utilizar todo este potencial de conexão do Instagram para interagir com o público e alcançar ainda mais pessoas.
Para isso, o autor deve ser criativo e produzir conteúdos que sejam úteis e impactem o leitor de forma positiva.
Neste post, separei algumas ideias de publicações para escritores no Instagram que já foram testadas por mim com ótimos resultados. Confira!
Instagram para escritores: ideias de posts criativos para atrair mais leitores
Faça comparativos e analogias que gerem conexão
Se você quer explicar alguma ideia ou conceito para o seu público, usar comparativos e analogias é uma ótima maneira de fazer isso.
Você pode usar situações e elementos bem conhecidos que se aplicam em outros contextos e adaptá-los para a sua realidade.
Veja só este post em que eu apresento os 7 pecados capitais dos escritores. Ele fala diretamente com os autores, mas usando uma ideia mais ampla que é conhecida por todo mundo.
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Você pode aplicar esta ideia para criar conteúdo informativo e de fácil entendimento.
Posicione-se, mesmo que o tema seja polêmico
Escritor, você não pode ter medo de se posicionar sobre temas que se relacionam com o seu universo.
Este post que publiquei sobre a qualidade dos livros publicados no Brasil instigou uma reflexão e rendeu um debate que repercutiu bastante no meu perfil.
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Minha orientação é que você se posicione sobre assuntos que domina e deixe de lado temas mais inflamados como política. A não ser que você escreva sobre isso, claro.
Evite criar controvérsias apenas pela polêmica.
Aposte em filtros divertidos e compartilháveis
Os filtros são elementos que divertem os usuários do Instagram.
Você, escritor, pode aproveitar esta ferramenta para divulgar o seu trabalho.
Com uma certa dose de conhecimento de design você consegue criar seu próprio filtro ou pode terceirizar a criação se não quer ter este trabalho.
Eu utilizei essa ferramenta para divulgar o evento Escritor 360° que acontece nos dias 4, 5 e 6 de maio.
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O filtro que criei funciona como um teste de perfil que revela qual o estilo de escritor do usuário.
Você pode criar filtros baseados nos personagens da sua obra, com frases do seu livro ou com jogos que tenham relação com a história que você criou.
Responda perguntas com vídeos objetivos
Outra ideia de conteúdo no Instagram para escritores é gravar vídeos curtos respondendo perguntas ou curiosidades dos seguidores.
Além de gerar interação, estes vídeos fortalecem a conexão com o público, que se sente mais próximo do autor.
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Este material pode ser aproveitado no seu feed e nos stories.
Aposte em conteúdos virais para o Reels
O Reels foi a resposta do Instagram para o sucesso do TikTok. Assim como o concorrente, o recurso conta com uma série de efeitos para a produção de vídeos curtos e altamente virais.
Como o Instagram tem dado muito destaque para os vídeos criados no Reels, vale a pena avaliar que conteúdo você poderia produzir nesta ferramenta.
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Uma prática é criar “remixes” com Reels que outras pessoas publicaram com memes ou vídeos de reações.
A “regra” aqui é criar vídeos que façam sentido para o seu público e que tenham potencial para serem compartilhados pelos seguidores.
Ofereça ajuda e dê conselhos aos leitores
Oferecer ajuda para os seguidores é mais um caminho que os escritores podem seguir para criar conteúdos criativos no Instagram.
Além de engajar a audiência, esta técnica também coloca o autor como alguém com autoridade e potencial de colaborar para uma mudança positiva.
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Se você escreve sobre finanças, por exemplo, pode dar conselhos sobre como poupar dinheiro. Se você escreve sobre autoajuda, pode trazer orientações sobre autoconfiança e desenvolvimento pessoal…
Todos os nichos permitem conteúdos neste estilo.
Mais dicas para turbinar o seu Instagram
Se gostou das ideias de conteúdos que apresentei neste post, então você com certeza vai amar o e-book que preparei para bombar o seu Instagram!
Este e-book é para quem quer e precisa:
- Aprender a usar o perfil corretamente
- Aumentar o número de seguidores
- Receber mais curtidas e comentários
- Promover maior engajamento
- Ser criativo e estratégico
- Atingir o seu público-alvo, leitores e compradores