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Moodboard: ferramenta para conquistar a capa ideal para o seu livro 

Imagem de um Moodboard com diversas imagens feito à mão

Traduzido para o português, moodboard quer dizer “painel semântico”, “quadro de humor” ou “quadro de temperamento”. No contexto da publicidade e do design, se tornou uma ferramenta para demonstrar o “mood”, ou seja, o “humor” de campanhas, marcas e produtos, por meio de um painel com referências visuais e informações, que farão a ponte entre a ideia e a execução.  

Crie seu moodboard com fotos relacionadas ao estilo estético do seu livro

Quando o livro não tem uma capa satisfatória, infelizmente passa despercebido pelo leitor em livrarias, no feed ou nas plataformas de e-commerce. Por isso, escritor, não perca tempo! Aprenda já a montar seu moodboard e conquiste a capa perfeita, que converse com o conteúdo e o público-alvo.

O que posso colocar no moodboard do meu livro de ficção? 

Muitos escritores se sentem perdidos na hora de passar suas ideias para o capista. Referências visuais, nesse caso, ajudam muito, mas nem sempre o autor sabe onde encontrá-las ou que sair do óbvio traz resultados mais eficazes — capas de livros que são referências para o seu precisam estar no moodboard, mas você não precisa se limitar a elas! 

Escritor, faça um exercício mental: pense em seu livro e anote as palavras-chave que definem sua obra. Depois, pesquise por elas em bancos de imagens e sites como Pexels, Freepik, Behance, Pinterest e no próprio Google. Separe as fotos que se relacionem ao estilo estético e aos sentimentos provocados pelo livro, e inclua em seu moodboard! Nesse caso, colocar as palavras que você usou para buscá-las também ajuda o designer.   

Vale foto de todos os estilos, inclusive as mais abstratas, que apresentem cores e texturas que se relacionem ao conteúdo. Se sua obra retratar um período específico, que tal procurar por capas e manchetes de revistas, anúncios, panfletos, etiquetas de bagagem, postais e até cardápios da época? Esse material pode servir de inspiração para as cores e a tipografia.  

No caso de títulos infantis, valem desenhos, animações e ilustrações.  

Como montar o moodboard nos livros de não-ficção 

Se você estiver escrevendo um livro de não-ficção, é mais complicado encontrar essas referências… certo? Errado! Basta usar a criatividade. Uma boa forma de passar suas ideias para o designer é trazendo elementos que representem a realidade e a transformação que o leitor terá depois de ler seu livro.  

Exemplos: se sua obra é sobre alimentação infantil, procure pela foto de uma criança negando alimento e outra comendo um prato diverso. Se você escreve sobre assuntos relacionados à saúde mental, busque fotos que retratem os sentimentos retratados, além de cores que transmitam tranquilidade e felicidade, como azul e amarelo, respectivamente. 

Um bom briefing para capa nunca sai de moda 

No moodboard, além das palavras-chave como indiquei acima, você pode inserir os principais pontos do seu livro, assim como pequenas descrições para complementar as ideias, caso seja necessário.   

Lembre-se: o moodboard é apenas uma ferramenta complementar. Você ainda precisa passar para o capista um bom briefing, indicando em detalhes o que você imaginou para o projeto — é claro que nem todas as ideias serão atendidas, será necessário avaliar o que faz ou não sentido aplicar. A capa perfeita é resultado de uma negociação eficiente entre autor e designer.  

O moodboard é uma ferramenta complementar, já que o briefing também é essencial para a capa

Como e onde montar o moodboard? 

O moodboard pode ser feito facilmente no computador — uma dica é a plataforma Canva, que está repleta de templates para serem customizados — ou construído à mão, se você tiver habilidade com desenho, pintura, colagem… use sua criatividade!  

Para montar seu moodboard no Canva, siga esses passos:  

  • Crie uma conta na plataforma; 
  • Digite “moodboard” na barra de buscas;
  • Assim que os resultados aparecerem, escolha o template que mais te agrada e se adequa ao seu projeto; 
  • Na hora de personalizá-lo, troque as imagens, e adapte as cores e posições conforme desejar; 
  • Depois de concluir a edição, clique na barra “Compartilhar” para baixar, imprimir ou publicar on-line. 

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    Lilian Cardoso

    Professora, jornalista e diretora da LC – Agência de Comunicação, a empresa que mais divulga livros no Brasil!
    Por meio dos seus cursos e mentorias, ensina novos escritores a produzirem livros de qualidade e a alcançarem mais leitores com eficazes estratégias de marketing.

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