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Como criar a capa do meu livro?

Você já se perguntou o que obras bem-sucedidas têm em comum? Além do conteúdo de qualidade, seus autores se atentam a elementos como sinopse, endossos e, principalmente, a capa.   

A capa do livro é responsável pelo primeiro contato com o leitor, por isso deve transmitir a essência da história de forma clara e concisa, para despertar a curiosidade assim que você a vê.  

Separei as principais dúvidas dos escritores sobre como criar uma capa original, com dicas para você obter um excelente projeto gráfico. Confira:  

Qual a função da capa de um livro?

A capa do livro é como um cartão de visitas, que, se bem executado, fornece as principais informações sobre a história 

Nosso cérebro é programado para pré-julgar o conteúdo a partir da primeira coisa que vê. Assim, um projeto gráfico malfeito irá afastar possíveis compradores, ainda que não entendam nada de design.  

Mesmo que o conteúdo e a sinopse sejam bons, os leitores só vão chegar a conferi-los se a capa do livro se destacar em meio às outras – isto vale tanto para as livrarias físicas quanto para os marketplaces!   

Depois do primeiro impacto visual, a capa do livro será uma forma de medir a dedicação do autor para com a obra. Uma capa criativa, com cores que remetam ao conteúdo, mostra que o escritor se preocupou com o leitor em todos os quesitos.  

Como criar a capa do livro?  

Como diz o professor Francisco Martins, do curso Escritores Admiráveis: “É importantíssimo que você forneça o máximo de informações possíveis para o seu designer” 

O especialista, por meio de um briefing estruturado e ferramentas como o moodboard, conseguirá captar a essência da história. A partir daí, criará um projeto gráfico que una gostos pessoais (os seus, no caso) às demandas do mercado.    

Compartilhe informações detalhadas, como os elementos gráficos que você imaginou e em quais posições. Discuta sobre espaçamento e tamanho das fontes para que vocês encontrem juntos o melhor caminho.  

As cores, quando bem-pensadas, atraem o público certo. Rosa e vermelho remetem a sentimentos como amor e paixão; amarelo, à alegria; preto está relacionado a poder, violência, morte e até elegância; branco, à inocência.   

É preciso tomar cuidado ao combiná-las, para não comprometer a legibilidade das palavras: imagine uma capa branca com fonte cinza-claro. Seria impossível de ler! Um bom designer avaliará até mesmo se a capa será bem visualizada pelos daltônicos, se ficará correta na tela em preto e branco de leitores digitais, como o Kindle, entre outras especificidades. 

Fonte para a capa 

A escolha da tipografia também exige o mesmo cuidado, uma vez que cada tipo de fonte – com e sem serifa, manuscrita, gótica – comunica uma mensagem, atraindo um determinado público-alvo.   

Sua capa precisa se destacar em meio às outras nas vitrines, prateleiras, marketplaces e redes sociais. Por isso, se possível, acrescente informações extras voltadas ao marketing, como selos de prêmios literários, o ano em que a obra foi best-seller e endossos – depoimentos curtos feitos por nomes de peso no assunto abordado, que servirão para reforçar o valor da obra.   

Os endossos são uma propaganda sutil, mas muito eficiente. Afinal, se alguém te recomenda um livro, uma peça de roupa ou uma comida e diz valer a pena, você, com certeza, analisará com mais vontade a possibilidade de comprar o produto. É o que acontece, por exemplo, no dia a dia, quando ouvimos a indicação de um influenciador em quem confiamos. Não é regra, mas acontece, e muitas vezes nem percebemos.   

Outra dica para uma boa capa é se manter sempre informado sobre as tendências do mercado, como a onda das ilustrações e as recentes imagens geradas por inteligência artificial. Você pode ter ideias valiosas a partir dessas possibilidades.  

Devo colocar minha foto? 

Esta é uma opção que funciona para figuras já conhecidas, como Edney Silvestre (“Segredos de um Repórter”), o ator Selton Mello (“Eu me lembro”) e o influenciador Charles Mendlowicz (“18 princípios para você evoluir”), todos divulgados pela LC – Agência de Comunicação. 

Se você ainda for desconhecido, invista em uma capa com elementos que transmitam o conteúdo da sua obra. Atraia leitores para que, um dia, você também possa colocar sua foto na capa do livro.     

Para saber mais sobre isso, clique aqui 

Dicas práticas para a capa do livro:  

  • Deixe seu título visível, lembre-se que ele deve ser formulado a partir de pesquisas do mercado e técnicas de publicidade;  
  • Pesquise referências, desenvolva um mapa mental e comece a escrever seu livro com um título provisório. O desenvolvimento do texto facilitará a criação do título final;  
  • Lembre-se: mesmo os títulos misteriosos devem transmitir o conteúdo da obra e despertar a curiosidade do leitor;  
  • O designer não revisa. Peça para seu revisor verificar se não há nenhum erro no texto da capa, orelhas e contracapa; 
  • Faça a impressão com materiais de boa qualidade para valorizar o livro e o trabalho gráfico. Não se esqueça de pedir um exemplar-teste para verificar se está tudo certo;  
  • Mostre a capa final para três pessoas diferentes e peça para adivinharem o tema da obra. Isso dirá a você se o projeto gráfico comunica ou não a mensagem certa. 

Menos é mais  

A capa do livro perfeita não é, necessariamente, aquela que tem mais elementos gráficos, fontes decoradíssimas ou muitos detalhes. Muitas vezes, menos é mais.  

As cores, efeitos, marcas d’água e ilustrações decorativas devem ornar, sem causar poluição visual.   

Vale lembrar que a escolha das cores deve ser feita com base na categoria literária da obra, tomando como referência livros parecidos e bem-sucedidos.    

Como revelar a capa?    

Vale fazer um mistério para atiçar a curiosidade dos leitores. Mas, lembre-se: a revelação deve ser feita no tempo certo.   

Coloque-se no lugar do leitor. Temos acesso à informação 24 horas por dia, vinda de todos os lugares possíveis. Assim, se você divulgar cedo demais a capa do livro, há grandes chances de o leitor se distrair com outras novidades e não comprar a sua obra.  

A capa do livro é um excelente recurso para instigar a curiosidade e divulgar a pré-venda. Comece apresentando a prévia do livro e, antes de as pessoas perderem o interesse, divulgue o projeto completo. Nos dias seguintes, apresente outras informações sobre a obra.   

Lembre-se de interagir ao máximo com os leitores durante o processo. Se puder, organize um evento presencial, como um sarau literário com outros escritores, para entregar brindes estampados com a capa do livro. Vale marcadores, cards e tudo o que sua criatividade for capaz de elaborar!  

Quer saber mais sobre a capa, título, sinopse, divulgação e tudo o que você precisa para ter uma carreira de sucesso como escritor? Adquira o Livro Secreto do Escritor e aprenda comigo tudo que você precisa!  

Conte com a LC – Design & Editorial

A equipe da LC – Design & Editorial pode fazer a capa do seu livro conforme os padrões e exigências do mercado literário. Entre no site, conheça o nosso trabalho e peça o seu orçamento: http://www.lceditorial.com.br 

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Lilian Cardoso

Professora, jornalista e diretora da LC – Agência de Comunicação, a empresa que mais divulga livros no Brasil!
Por meio dos seus cursos e mentorias, ensina novos escritores a produzirem livros de qualidade e a alcançarem mais leitores com eficazes estratégias de marketing.

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