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6 tendências de publicação para 2024 que você precisa conhecer

O mercado editorial segue em transformação, e não são apenas as editoras que precisam ficar atentas às tendências. Você, escritor, pode e deve conhecer as novidades do setor para traçar uma estratégia efetiva de produção, publicação e divulgação do seu livro. 

Audiolivros, e-books, autopublicação e marketing digital são alguns dos temas apontados por plataformas especializadas para agitar o mercado em 2024.  

Confira, abaixo, seis tendências de publicação para impulsionar a carreira de escritor. Aproveite a leitura! 

1 – Audiolivros e e-books caem nas graças dos leitores 

Apesar dos livros impressos continuarem sendo o formato mais popular, a demanda por audiolivros e e-books vem crescendo expansivamente. As vendas de e-books, por exemplo, totalizaram mais de U$ 956 milhões em receita nos EUA em 2021. Já o consumo de audiolivros cresce 14,3% ano a ano no país. 

2 – Novas plataformas de resumo para não-ficção 

O número de novas plataformas e serviços projetados para resumir o conteúdo de livros de não-ficção é alto. Uma delas é o Blinkist, aplicativo no qual os usuários leem, resumem e narram um livro de não-ficção em conteúdos (áudio e texto) de até 15 minutos. Outra startup nesse espaço é a MentorBox . 

3 – Assuntos em alta  

Escrever sobre um tema que está em alta abre ainda mais oportunidades para o autor. Política, diversidade, filosofia, comportamento humano, autoajuda, negócios, saúde e bem-estar, ficção escrita por celebridades, guerras, romances com mulheres em situações sombrias (que refletem sobre saúde e segurança) e mitos gregos são áreas sempre atuais, com alta procura pelos leitores. 

4 – Autopublicação conquista mais escritores 

Os livros de autopublicação são uma realidade desde 2010. Mas dez anos depois, a pandemia popularizou e impulsionou a venda de e-books. A Smashwords, distribuidora que responde por quase metade de todos os e-books autopublicados nos EUA, relatou aumento de 5,3% nos autores atendidos e crescimento de 5,7% nos livros publicados neste formato em 2021. 

5 – Foco no marketing on-line 

Cada vez mais, os autores buscam construir relacionamentos contínuos com os leitores, que, em contrapartida, reagem de maneira positiva com essas ações e ficam mais propensos a comprar livros. Uma das alternativas adotadas pelos escritores é o e-mail marketing, plataforma que deve estar entre as principais para a venda de livros em 2023. Nela, autores oferecem histórias grátis para os leitores em suas listas de e-mail. Alguns até monetizam assinaturas oferecendo conteúdo premium. 

6 – Estratégias digitais mudam no pós-pandemia 

Para os próximos anos, uma coisa é certa: os autores precisarão repensar suas estratégias digitais. As mudanças no cenário do varejo falam muito. Por um lado, de agora em diante as editoras devem tratar a venda de livros primeiro, como digital, e depois, como físico. Antes da Covid-19, era válido para os escritores refletirem sobre onde a Amazon se encaixava na estratégia de canal de revendedores. Mas, a partir de agora, a questão é como as ferramentas de revenda se alinham com uma estratégia “online-first”, principalmente na Amazon. 

 

 

FONTES: 

https://explodingtopics.com/blog/publishing-trends 

https://www.publishersweekly.com/pw/by-topic/industry-news/libraries/article/85263-new-report-offers-post-pandemic-outlook-for-book-business.html 

https://www.theguardian.com/books/2022/apr/13/what-will-we-be-reading-next-year-five-biggest-trends-from-the-london-book-fair 

 

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Lilian Cardoso

Professora, jornalista e diretora da LC – Agência de Comunicação, a empresa que mais divulga livros no Brasil!
Por meio dos seus cursos e mentorias, ensina novos escritores a produzirem livros de qualidade e a alcançarem mais leitores com eficazes estratégias de marketing.

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