Como divulgar um livro?

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Um dos maiores desafios dos escritores atuais é descobrir como divulgar um livro, uma etapa extremamente importante para gerar vendas. A boa notícia é que é possível você criar uma estratégia de divulgação sem ser um expert marketeiro. Preparei as dicas de sucesso neste artigo. Vem conferir!

Por que divulgar um livro é tão importante assim?

O primeiro passo é entender a importância de divulgar um livro. Além de vender – que provavelmente deve ser seu principal objetivo–, expor a obra ao público ajuda a aumentar a visibilidade da sua marca. Sim: você, escritor, é uma marca!

As pessoas notam suas obras por conta do valor que você agrega às suas criações. Especialmente nos dias atuais, é mais do que necessário encarar isso como parte do seu trabalho.

Tem sonho maior para um escritor do que ver as pessoas folheando seus livros e compartilhando suas percepções em blogs e redes sociais? E ter reconhecimento das editoras? É incrível! Mas, para que isso aconteça, existe todo um trabalho por trás.

Promover seu livro é um esforço necessário para aumentar o desejo e a curiosidade sobre ele e, assim, fazer com que seja comprado pelas pessoas impactadas pela publicidade feita. Ou seja, vendas!

Existem diversas formas e técnicas disponíveis no mercado. É fundamental entender cada uma delas e escolher em quais você vai investir.

E o mais importante: nunca dependa de um único formato. Crie uma estratégia diversificada, para que as diferentes ações se completem.

Assim, se uma não der o resultado esperado, você ainda tem outras alternativas para continuar investindo e testar. É como diz aquele velho ditado popular: não coloque todos os ovos na mesma cesta.

Quais são as formas de fazer a divulgação de um livro?

Tem uma frase que eu sempre compartilho com meus alunos e clientes, que é a máxima para esse tema:

“Para ser lido, aprenda a ler o seu leitor” .

É com esse pensamento que você aprenderá a construir a jornada de compra da sua persona. Ou seja, entender em quais canais ela navega e faz a busca por livros novos, o que ela gostaria de ler, assistir ou ouvir sobre um livro para decidir comprá-lo.

Por isso, é importante você conhecer e entender bem o seu público-alvo. Se você já sabe, é só investir nas estratégias de divulgação abaixo!

Assessoria de imprensa

Uma prática muito comum e ainda bem consolidada no mercado é enviar seu conteúdo para jornalistas, blogueiros e influenciadores. E a melhor forma de ter resultado é contar com uma assessoria de imprensa de qualidade.

Ao contratar uma assessoria especializada em divulgação de livros, você terá a chance de ver sua obra nos principais portais de notícia, blogs e canais segmentados, além de entrevistas e presença em programas de TV e podcasts, por exemplo.

É uma estratégia quase que indispensável para quem deseja ter um alcance maior, seja em nível regional ou nacional.

Acontece que (mais para frente você vai ver) o custo para divulgar sozinho para a imprensa é MUITO alto. A Folha de São Paulo, por exemplo, cobra R$ 458.016,00 apenas por uma página.

Aqui, na LC – Agência de Comunicação, trabalhamos com a mídia espontânea no serviço de assessoria de imprensa e alcançamos ainda mais resultados em diferentes veículos (rádios, TVs, jornais, podcasts…) com um investimento muito menor do que você gastaria para divulgar somente em um único veículo. Pensar nessas estratégias deve fazer parte do seu plano de marketing, escritor. Portanto, aprenda a balancear o custo-benefício.

E não se esqueça de trabalhar muito bem sua imagem, ou seja, seu marketing pessoal (dediquei um módulo inteiro com dicas práticas sobre este tipo de marketing no curso Escritores Admiráveis). Mostre quem você é, seus valores, missão, posicionamentos etc.

Redes sociais

As redes sociais oferecem inúmeros formatos para você divulgar o seu livro de maneira criativa. Elas permitem criar conexão com seu público, interagir com ele e formar uma comunidade.

Por isso, é essencial que o escritor esteja presente nas principais plataformas de forma ativa, trabalhando sua imagem pessoal e compartilhando informações relevantes sobre suas obras.

Para o lançamento de livros, é também uma oportunidade de planejar conteúdos criativos e cativantes, a fim de buscar engajamento e aumentar as vendas.

Quais são as redes sociais que um escritor deve usar na etapa de lançamento?

Essa é uma pergunta que recebo muito no direct do meu Instagram, e não existe resposta certa. Você deve estar presente nas redes sociais que a sua persona está. Se ela usa várias plataformas, escolha as principais e invista na criação de conteúdo lá. Mas, atenção, tenha cuidado para não investir em todas ao mesmo tempo. Já fiz isso uma vez e foi desastroso.

Primeiro, invista em uma rede e crie um público forte por lá. Só depois que já sentir que construiu essa base, comece a ir para uma próxima rede social.

Mas é claro que existem algumas redes bem conhecidas e amplamente usadas, que provavelmente vão fazer sentido para a sua estratégia de divulgação:

  • Instagram: é uma rede social do grupo Meta (antigo Facebook), com mais de 1 bilhão de usuários ativos e uma das mais populares no mundo. É uma rede de inspiração e conteúdo, que investe frequentemente em novas linguagens. Lá, você pode explorar os diferentes formatos (post com imagem/vídeo no feed, Reels, Instagram Vídeos – antigo IGTV – e stories) para criar material relevante sobre o seu livro. Inclusive, já fiz um post com dicas de conteúdo para escritores no Instagram. Confira aqui.
  • Twitter: é um canal com mais de 217 milhões de usuários ativos. O principal objetivo da rede é compartilhar opiniões e estimular o diálogo. Cada post ou tweet permite criar textos de até 280 caracteres, além de imagens/vídeos. É uma rede perfeita para compartilhar ideias, storytelling e até trechos impactantes do livro, devido ao alto potencial de viralização.
  • TikTok: é uma rede que ganhou notoriedade durante a pandemia e atingiu a marca histórica de 1 bilhão de usuários ativos em 2021. Seu principal objetivo é o entretenimento, por isso, é importante criar conteúdo criativo. É possível criar vídeos com duração de 15 segundos até 10 minutos.
  • YouTube: é um dos principais buscadores do mundo (ao lado do Google) e tem mais de 2 bilhões de usuários ativos. É um canal amplamente usado por escritores e pelo mercado de livros em geral. Há muita oportunidade de conteúdo para criar e explorar!

E o mais importante: coloque sempre o link de compra do seu livro na bio das suas redes! Não vai perder a oportunidade de vender por um erro bobo, viu?!

Ah, olha aqui uma #dicadalilian: faça uma CTA (chamada para ação) em seus posts. Usar uma chamada dessa é incentivar que o leitor tome uma atitude depois de interagir com o seu conteúdo.

Você pode incluir esses comandos nas legendas, nas artes.

Vale lembrar que a CTA deve ser natural e ter relação com o conteúdo que você apresentou no post.
Exemplo: “conte nos comentários o que você acha sobre…” ou “marque nos comentários alguém que precisa saber disso”.

Parcerias com blogs

Além de criar conteúdo sobre seu livro em seu próprio site, é possível fazer parceria com blogs de alta relevância para o seu nicho.

Entre em contato com os proprietários e sugira enviar seu livro para eles. Aproveite também para convidá-los a fazer uma resenha sobre seu livro.

O principal objetivo desta estratégia é conseguir atingir uma audiência nova e cativa de um criador de conteúdo. Ou seja, é como se sua voz se amplificasse, a fim de conseguir falar com um público que dificilmente você atingiria sozinho.

Pesquise blogs que são relevantes para a sua obra, acompanhe os posts publicados e pratique o networking: siga o perfil em outras redes sociais, engaje nas publicações e converse. Isso ajuda a aumentar sua rede de contatos e te faz ser notado, aumentando as chances de criar uma parceria.

Palestras e eventos

Uma excelente oportunidade de amplificar a divulgação do seu livro é estar presente em palestras. Existem diversos eventos de literatura pelo país, então vale a pena conferir quais são relevantes para o seu público e se oferecer para dar uma palestra.

Outro benefício de apostar nessa estratégia é que ela ajuda a melhorar o seu marketing pessoal, dando mais credibilidade e valor para a sua marca. E aqui eu reforço o que já falei no início do texto: sim, você é uma marca!
Aproveite também as feiras literárias. São ótimas oportunidades para você ampliar seu networking e ficar de olho nas tendências editoriais do momento.

Wattpad

O Wattpad foi criado e desenvolvido para conectar leitores a escritores. A plataforma tem ganhado espaço e notoriedade no mercado do livro, pois muitos autores nacionais e internacionais começaram lá e agora têm suas obras publicadas e consideradas best-sellers, como Camila Moreira, Anna Todd, Mila Wande e muitos outros.

É muito indicado para escritores iniciantes que ainda estão no processo de construir uma base de leitores.

Envios para influenciadores

Feita por diversas empresas e até por escritores, essa é uma opção para você tentar o marketing espontâneo – aquele em que você não paga pela publicidade.

Escolha os influenciadores ideais para a categoria literária da sua obra e entre em contato para fazer o envio. Faça uma abordagem simpática, explique de forma resumida seu livro e pergunte se ele/ela aceita receber um exemplar. Alguns, inclusive, já disponibilizam a caixa postal na bio da rede social, otimizando seu tempo.

Mas lembre-se: isso não garante a publicação por parte do influenciador. Ele só irá postar algo se gostar da sua obra ou já tiver uma parceria com você. A única garantia de que um post seja realmente publicado é através da compra de espaço publicitário.

Quais são os formatos de conteúdo que ajudam a divulgar seu livro?

Vídeo

O formato de vídeo é um dos formatos mais consumidos pelos brasileiros em diferentes canais e plataformas. Considere como um conteúdo prioritário que deve ser produzido para as suas redes sociais.

Comece falando sobre a história do seu livro, faça leituras de trechos e comente os desafios, inspirações ou bastidores para a criação da obra, por exemplo.

Resenhas

Um clássico no universo da literatura, as resenhas são populares e quase que obrigatórias. Elas performam bem em blogs, canais no YouTube e até em redes como Instagram.

Invista nelas e faça repost sempre que alguém fizer uma resenha do seu livro (e, por favor, aqui praticamos o marketing do bem, ou seja, dê os créditos à pessoa e marque ela quando repostar)!

Frases

Altamente compartilháveis nas redes sociais, as frases geram engajamento. No Instagram, você pode optar por criar uma imagem com uma frase forte do seu livro. Já no Twitter, escreva o trecho e compartilhe em poucos segundos. Quem está sempre de olho nessa rede sabe que amamos retwitar uma frase que nos impactou.

Escolha trechos do seu livro que sejam importantes, comoventes, curiosos ou inspiradores. Não se esqueça de incluir o seu nome e o título do seu livro na imagem, para que as pessoas possam encontrá-lo.

Agora, a pergunta de ouro: fazer a divulgação do livro através de publicidade paga vale a pena?

Você deve ter reparado que, de todas as dicas compartilhadas até aqui, nenhuma envolveu investir em publicidade. Não é por acaso – nem esquecimento!

Quem nunca sonhou em ver um anúncio do seu livro na TV que atire a primeira pedra. A verdade é que investir sozinho nos meios tradicionais de publicidade, como um anúncio na grade de programação da Rede Globo ou grandes portais de notícias, tem um custo muito alto, que é quase impossível para escritores que estão no início da carreira e até para os mais estabilizados.

Sobretudo porque, caso decida investir nessa publicação paga, provavelmente você só conseguirá destinar seu dinheiro para um único veículo, cuja ampla divulgação nacional pode não ser adequada ao seu objetivo.

Quanto custa investir nos meios tradicionais de publicidade?

Para você ter uma ideia de preços, compartilho abaixo alguns valores de anúncios em grandes veículos de comunicação. Não se assuste!

 

Emissora: Rede Globo

*Dados de 2020.

Grade: Jornal Bom Dia Brasil (segunda a sexta)

Comercial de 30 segundos: R$ 112.900,00

Grade: Jornal Nacional (segunda a sexta)

Comercial de 30 segundos: R$ 847.900,00

Comercial de 6 segundos: R$ 332.760,00

Grade: Novela das nove (segunda a sexta)

Comercial de 30 segundos: R$ 831.900,00

Comercial de 6 segundos: R$ 332.760,00

Canal GNT

Grade: Saia Justa (R$ 20.780,00)

Grade: Papo de Segunda (R$ 3.050,00 a R$ 9.000,00)

Veículo: Folha de São Paulo
*Dados de 2019.

Cadernos diários (circulação nacional)

1 página: R$ 458.016,00 (dias úteis) | R$ 572.520,00 (domingo)

Meia página: R$ 229.008,00 (dias úteis) | R$ 286.260,00 (domingo)

Viu como pode ser difícil divulgar sozinho seu livro desta forma?!
Por isso reforço que o investimento em mídia espontânea é mais barato e acessível do que pagar tudo para uma única rede de TV, por exemplo. Você terá a chance de dar entrevistas em programas de televisão, participar de bate-papos nas rádios, apresentar seu livro para um público a nível nacional… As oportunidades são inúmeras!

Afinal, qual é a melhor forma de fazer a divulgação do seu livro?

Eu imagino que a esta altura da leitura você já suponha que não existe uma única forma de fazer a divulgação do seu livro, né? E que, para cada escritor, as ações usadas podem ser diferentes, certo? Ufa!

Você tem um universo inteiro à sua disposição para fazer do lançamento do seu livro um verdadeiro sucesso. Crie um planejamento, escolha as estratégias, faça seu cronograma e mãos à obra.

Não se esqueça de investir sempre nos três tipos de marketing: pessoal, de relacionamento e conteúdo. Eu sempre falo sobre eles lá no meu Instagram: @liliancardoso

Agora que conheceu todas as opções para divulgar seu livro, quero convidar você a partirmos juntos para a parte prática e colocarmos a mão na massa. Escrever um livro pode até ser um ato solitário, mas o resto não precisa ser.

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