A busca por aplicativos para escrever um livro é uma constante na vida dos autores interessados em otimizar a rotina de produção.
Afinal, muitos escritores possuem uma carreira paralela e conseguem dedicar apenas algumas horas do dia ou da semana para o desenvolvimento da obra.
Felizmente, a internet é repleta de ferramentas gratuitas que facilitam a sua vida e tornam os momentos de escrita do livro mais leves e produtivos.
Abaixo, você conhecerá os aplicativos para escrever um livro que recomendo para os escritores. Boa leitura!
1. Trello para planejamento
A rotina de um escritor precisa de planejamento e o Trello é a ferramenta ideal para te ajudar nesta missão.
Com ele, você consegue organizar o seu projeto em quadros e criar listas para guiar o seu trabalho.
Você pode, por exemplo, criar listas baseadas nos capítulos da sua obra e dentro delas acrescentar cartões com informações sobre os personagens ou roteiro.
O Trello está disponível na versão web para usar no computador e também como aplicativo para aparelhos Android ou iOS.
2. Google Docs para escrever
O Google Docs é a ferramenta de edição de textos do buscador mais famoso da internet. Com ele, você tem acesso às infinitas possibilidades para a redação da sua obra.
Uma das melhores características do Google Docs é a facilidade para formatação de textos e parágrafos, ideal para observar a evolução do seu livro enquanto ele vai ganhando “corpo”.
A funcionalidade de salvamento automático também poupa esforços e elimina o risco de perder conteúdos preciosos.
Você também pode usar o histórico de revisões para ver versões mais antigas do mesmo documento e recuperar trechos que foram apagados ou editados.
O Google Docs é compatível com textos criados no Word então você não precisa se preocupar com a conversão de arquivos.
Você pode usar a ferramenta no computador ou baixar o aplicativo em aparelhos Android ou iOS.
3. Evernote para anotações
O Evernote é um aplicativo de anotações projetado para coletar e organizar textos, imagens, vídeos e gravações de áudio.
Como os conteúdos são transferidos para a nuvem, você pode acessá-los por diferentes plataformas.
No Evernote, você pode criar notas sobre o seu projeto, salvar ideias que surgiram durante o dia e até listar tarefas que precisam de atenção.
Você pode ainda coletar fotos como referências para o seu trabalho e até mesmo fazer desenhos usando os dedos.
Chega de post-its perdidos pela casa! Com esta ferramenta, você nunca mais perderá insights e terá todas as suas anotações sempre a mão.
O Evernote pode ser usado no computador ou em aparelhos Android ou iOS.
4. LanguageTool para revisão
Além de realizar a revisão gramatical, o LanguageTool destaca descuidos de estilo, como repetições e trechos muito longos, e avalia a pontuação do texto.
Você pode utilizar a versão web da ferramenta ou instalar um plug-in no seu navegador, assim o LanguageTool também consegue revisar textos que você digita em e-mails e conversas no WhatsApp.
A ferramenta de revisão está disponível em português, inglês, espanhol, alemão, francês e mais de 20 idiomas.
Este é um importante aliado para garantir que o seu livro seja livre de erros que podem colocar a sua credibilidade como escritor em cheque.
Vale lembrar, porém, que a ferramenta não substitui o trabalho de um bom revisor, ok?
Acesse a página oficial do LanguageTool e baixe o plug-in para o seu navegador clicando aqui.
5. TomatoTimer para foco
Manter a concentração é um dos maiores desafios dos escritores na hora de colocar em palavras tudo aquilo que já está desenhado na imaginação.
A boa notícia é que existe uma maneira prática para evitar distrações e turbinar o seu foco! Você já ouviu falar da Técnica Pomodoro?
Este método ajuda a gerenciar o seu tempo dividindo os momentos de produção em períodos de 25 minutos espaçados por intervalos de descanso de 5 e 10 minutos.
Na prática, funciona assim: você escreve durante 25 minutos e faz uma pausa curta de 5 minutos. A cada quatro ciclos de 25×5 você faz uma pausa longa de 10 minutos.
Esta técnica é utilizada por pessoas de todo mundo para otimizar o tempo investido em tarefas como trabalhar, escrever e estudar.
O app TomatoTimer disponibiliza de forma simples botões para que você acione a contagem dos períodos de produção e folga e ainda permite selecionar diferentes versões do alarme.
Mesmo disponível apenas em inglês, as funções do aplicativo são bem intuitivas.
Para acessar o TomatoTimer no computador clique aqui. Você pode baixar o app no seu celular Android e iOS.
Receba mais dicas sobre como escrever um livro
Agora que você conheceu as minhas recomendações de aplicativos para escrever um livro e otimizar a sua rotina como escritor, quero convidar você para me seguir no Instagram.
É por lá que você receberá diariamente conteúdos incríveis para autores, direto na tela do seu celular.
Aprenda os melhores truques e tenha acesso a dicas valiosas no meu perfil! Para seguir, basta clicar aqui.