O mercado editorial segue em transformação, e não são apenas as editoras que precisam ficar atentas às tendências. Você, escritor, pode e deve conhecer as novidades do setor para traçar uma estratégia efetiva de produção, publicação e divulgação do seu livro.
Audiolivros, e-books, autopublicação e marketing digital são alguns dos temas apontados por plataformas especializadas para agitar o mercado em 2024.
Confira, abaixo, seis tendências de publicação para impulsionar a carreira de escritor. Aproveite a leitura!
1 – Audiolivros e e-books caem nas graças dos leitores
Apesar dos livros impressos continuarem sendo o formato mais popular, a demanda por audiolivros e e-books vem crescendo expansivamente. As vendas de e-books, por exemplo, totalizaram mais de U$ 956 milhões em receita nos EUA em 2021. Já o consumo de audiolivros cresce 14,3% ano a ano no país.
2 – Novas plataformas de resumo para não-ficção
O número de novas plataformas e serviços projetados para resumir o conteúdo de livros de não-ficção é alto. Uma delas é o Blinkist, aplicativo no qual os usuários leem, resumem e narram um livro de não-ficção em conteúdos (áudio e texto) de até 15 minutos. Outra startup nesse espaço é a MentorBox .
3 – Assuntos em alta
Escrever sobre um tema que está em alta abre ainda mais oportunidades para o autor. Política, diversidade, filosofia, comportamento humano, autoajuda, negócios, saúde e bem-estar, ficção escrita por celebridades, guerras, romances com mulheres em situações sombrias (que refletem sobre saúde e segurança) e mitos gregos são áreas sempre atuais, com alta procura pelos leitores.
4 – Autopublicação conquista mais escritores
Os livros de autopublicação são uma realidade desde 2010. Mas dez anos depois, a pandemia popularizou e impulsionou a venda de e-books. A Smashwords, distribuidora que responde por quase metade de todos os e-books autopublicados nos EUA, relatou aumento de 5,3% nos autores atendidos e crescimento de 5,7% nos livros publicados neste formato em 2021.
5 – Foco no marketing on-line
Cada vez mais, os autores buscam construir relacionamentos contínuos com os leitores, que, em contrapartida, reagem de maneira positiva com essas ações e ficam mais propensos a comprar livros. Uma das alternativas adotadas pelos escritores é o e-mail marketing, plataforma que deve estar entre as principais para a venda de livros em 2023. Nela, autores oferecem histórias grátis para os leitores em suas listas de e-mail. Alguns até monetizam assinaturas oferecendo conteúdo premium.
6 – Estratégias digitais mudam no pós-pandemia
Para os próximos anos, uma coisa é certa: os autores precisarão repensar suas estratégias digitais. As mudanças no cenário do varejo falam muito. Por um lado, de agora em diante as editoras devem tratar a venda de livros primeiro, como digital, e depois, como físico. Antes da Covid-19, era válido para os escritores refletirem sobre onde a Amazon se encaixava na estratégia de canal de revendedores. Mas, a partir de agora, a questão é como as ferramentas de revenda se alinham com uma estratégia “online-first”, principalmente na Amazon.
FONTES:
https://explodingtopics.com/blog/publishing-trends