Tenho certeza de que você, escritor, já pensou em ver seu livro transformado em filme ou série nos streamings mais famosos. Afinal, uma adaptação literária pode tornar sua história muito mais conhecida e até mesmo expandi-la, por meio de spin-offs e outros desdobramentos.
Pode parecer um sonho distante, mas, assim como eu te ensino a publicar uma obra de sucesso, vou te mostrar que é possível traçar um plano para atingir esse objetivo.
Ao seguir essas dicas, você pode se tornar, em breve, um autor de sucesso! Vamos lá?
Como adaptar um livro em filme?
O primeiro passo para a adaptação em filme é o escritor fazer a proposta e enviar para as produtoras. Ao ser aceito, o livro será transformado em roteiro e será administrado por um roteirista profissional.
Fazer uma adaptação literária não é só traduzir a história em imagens. É importante que os roteiristas proporcionem aos espectadores uma experiência tão boa quanto ler o original (mesmo que sempre vá existir a discussão livro X filme).
Primeiramente, é necessário conhecer as características da linguagem cinematográfica e saber o que irá funcionar para aquele enredo específico.
Há produções audiovisuais que recriam integralmente a história e outras que perdem partes do original por estratégia dos produtores, que não as consideram tão essenciais.
Nesse processo, é importante que o escritor leve em consideração a liberdade criativa da equipe audiovisual, que é treinada para saber o que funciona e o que não funciona no cinema.
Pontos importantes na adaptação literária
O cinema é uma atividade coletiva, com a participação de profissionais de música, fotografia, filmagem, roteiro, entre outros. Um pouco diferente do trabalho do escritor, que costuma ficar bastante tempo sozinho — mas, ainda assim, precisa ouvir as considerações de outros profissionais se quiser que a obra tenha sucesso.
No livro, o autor tem liberdade para descrever sensações e pensamentos, enquanto, no audiovisual, isso precisa ser mostrado, o que, inevitavelmente, causará modificações nas cenas.
O autor escreve tudo na sequência desejada, enquanto os filmes precisam contar com recursos visuais, como iluminação, som, cores, ângulos e cortes, para desenvolver a cronologia.
Como ter ideias de livros que podem virar filmes
Independentemente do gênero, é importante investir em um bom repertório, ler e assistir histórias de todos os tipos para se inspirar. Desse jeito também é possível saber se suas ideias são inéditas, com potencial para atrair pessoas, ou se são apenas mais do mesmo.
O caminho é ficar por dentro das tendências e observar quais pautas têm atraído mais atenção do mundo cinematográfico. Além de ficar de olho nos filmes que ganham premiações, como o Oscar, por exemplo, pois uma parte deles são adaptações de livros.
Vale investir em leituras críticas, cursos e oficinas, para aprender com pessoas mais experientes e criar uma boa rede de contatos.
O roteiro está pronto! E agora?
Muitos profissionais do audiovisual afirmam que, primeiro, é recomendado se inserir na área, para depois apresentar seu original.
Assim, há mais chances de aceitarem seu projeto, pois é difícil um escritor iniciante ter uma ideia matadora de primeira, ou que esteja 100% lapidada.
Estudo nunca é demais
Se você deseja ingressar na área, vale procurar cursos, faculdades de audiovisual (a graduação possui no mínimo dois anos de aula de roteiro) ou pós-graduação em roteiro (dois anos).
Você vai ter a chance de conhecer pessoas com os mesmos interesses, e quem sabe até mesmo fazer uma parceria, como aconteceu com os criadores da série 3%, da Netflix — eles se conheceram na universidade, publicaram o piloto da série na internet em 2010 e, após sete anos, conseguiram o apoio do streaming, que tornou a produção um sucesso mundial.
Aprenda também a utilizar aplicativos de edição, como por exemplo, o Wondeshare Filmora, considerado um dos melhores editores de vídeo para iniciantes.
O conhecimento em técnicas de edição permite escrever roteiros melhores, pois, ao imaginar tudo pronto, você poderá acrescentar informações para uma filmagem e pós-produção mais assertivas.
A fórmula para histórias de sucesso
Histórias, por mais incríveis que sejam, se repetem em determinados pontos. Isso porque existem fórmulas mundialmente conhecidas, que são usadas em diversas produções, como por exemplo: jornada do herói, arquétipos e simbolismos.
Muitas vezes, o espectador até sabe como tudo vai acabar, porém o mais interessante é acompanhar o desenvolvimento dos acontecimentos, que deve ser sempre criativo.
Como as ideias são apresentadas à Netflix?
Não é possível enviar originais para a Netflix se não forem previamente solicitados. É necessário entrar em contato com um agente licenciado, produtor, gerente, advogado ou executivo do setor, que já tenha um relacionamento estabelecido com o streaming.
Lembrando que a plataforma tem ampla relação com agências de talentos, que podem gerar uma ideia e procurar profissionais para executá-la. Além disso, pode comprar trabalhos finalizados em festivais e eventos.
Adaptações de livros em filmes em 2024
Confira algumas das adaptações literárias mais aguardadas para esse ano:
- Filhos de sangue e osso (Saga O legado de Orisha) — Tomi Adeyemi;
- É assim que acaba — Colleen Hoover;
- Tartarugas até lá embaixo — John Green;
- The monkey — Stephen King;
- Os dois morrem no final — Adam Silvera;
- O peso do pássaro morto — Aline Bei.
Como você viu, criar um roteiro, seja a partir de uma ideia original ou uma adaptação literária, não é fácil. Mas ao se informar e seguir esses e outros conselhos que preparei especialmente para você, a jornada será mais efetiva e prazerosa.
Quer ter acesso a outros conteúdos para escritores? Vem estudar comigo no curso Escritores Admiráveis, que traz uma lista de diversas produtoras que trabalham com adaptação literária. Lá, eu te ensino a formular uma ideia incrível antes de entrar em contato com as empresas.
E aí, topa se aventurar comigo? Te espero nas aulas!