Marketing de conteúdo: por que seu livro precisa (urgentemente) dessa estratégia

Uma das maiores dores de um escritor não é escrever…

O silêncio em torno de um livro raramente tem a ver com qualidade — quase sempre, é falta de alcance. E isso tem tudo a ver com marketing!

Essa sensação não é só impressão, mas uma verdade comprovada pelos principais nomes do marketing — profissionais que estudam exatamente como conectar pessoas a histórias, marcas ou… livros.

Recentemente, li uma matéria no Valor Econômico que me fez pensar no quanto o marketing mudou a vida de escritores, editoras e qualquer um que queira levar uma mensagem adiante.

O conteúdo se tornou o “coração” da estratégia de aproximação e os números confirmam. Dá só uma olhada:

  • 82% dos profissionais de marketing já usam ativamente o marketing de conteúdo, segundo relatório do HubSpot.

  • Estratégias de conteúdo são 62% mais econômicas e geram até 3 vezes mais leads, de acordo com a Demand Metric.

  • 53% das empresas brasileiras devem aumentar seu investimento em conteúdo em 2023, tornando essa área a maior prioridade (Conversion/KPMG).


Esses dados que citei, e que estão na matéria, não servem só para grandes marcas ou negócios digitais, tá? Eles falam diretamente com você, autor ou autora, que deseja alcançar mais leitores, vender mais livros, construir uma carreira respeitada e com voz própria.

Escritores trabalhando em estratégia de marketing de conteúdo para divulgação de livro

O que é marketing de conteúdo para quem é escritor?

Simplificando: é contar sua história, dividir bastidores, tornar sua rotina literária visível, conversar sobre o que impulsiona suas personagens — e tudo isso de forma genuína, transmitindo o que faz seu livro ser único.

É mais do que “anunciar”. Marketing de conteúdo é humanizar, criar relacionamento, fazer com que as pessoas lembrem de você e do seu livro não pela capa bonita, mas porque sentiram uma conexão autêntica.

Bom, é como eu costumo falar para meus alunos:

“A comunicação empática e verdadeira constrói confiança. Quando mostramos as pessoas por trás dos livros, criamos uma identidade inesquecível.”

Você pode fazer isso com posts nas redes, newsletters, depoimentos de leitores, vídeos, lives, clubes de leitura, eventos online… enfim, onde houver um espaço para dialogar, existe uma chance de transformar leitores ocasionais em fãs e defensores do seu trabalho.

Por que marketing de conteúdo funciona tão bem para autores?

1) Visibilidade

Você deixa de depender só de algoritmos e sorte. Cria conteúdo relevante, é lembrado, recomendado e encontra seu público.

2) Autoridade

Compartilhar experiências, desafios, aprendizados literários faz com que as pessoas confiem em você — e desejem saber mais sobre seus livros.

3) Relacionamento

Gente se conecta com gente. Não existe divulgação eficiente do livro sem proximidade e empatia com o seu público.

4) Vendas

Quanto mais confiança, mais conversão. Leitores leais compram e divulgam espontaneamente.

“Mas eu preciso fazer tudo isso sozinho, Lilian?”

Nem sempre! Na verdade, contar com especialistas pode ser o divisor de águas entre um livro escondido e uma obra de destaque.

Conteúdo bem feito precisa ser bem divulgado e a LC é especialista nisso!

Se você entendeu que marketing de conteúdo é essencial para dar visibilidade ao seu livro, agora é hora de saber que a LC – Agência de Comunicação oferece soluções estratégicas para escritores que querem divulgar com inteligência, construir autoridade e alcançar mais leitores.

Assessoria de imprensa para autores:

Colocamos seu livro em jornais, portais, entrevistas na TV, no rádio e em resenhas que fortalecem sua autoridade e geram confiança — fatores decisivos para despertar e conquistar o interesse dos leitores.

Consultoria de marketing para escritores:

Mais do que divulgar um livro, ajudamos você a construir autoridade real como autor. Estratégia personalizada, visibilidade inteligente e resultados que fazem sua obra circular mais no mercado.

Redes Express LC:

Diagnóstico completo do seu perfil, orientações práticas para corrigir falhas, além de 15 posts prontos e 30 ideias de conteúdos para você engajar mais leitores em diferentes períodos do ano.

Você já fez a parte mais difícil: escreveu algo poderoso, verdadeiro, seu. Chegou o momento de fazer seu livro ganhar o mundo com a LC!

Entre em contato com a equipe da LC – Agência de Comunicação e saiba mais.

3 comentários em “Marketing de conteúdo: por que seu livro precisa (urgentemente) dessa estratégia”

  1. JOAO CARLOS SCHLEDER

    E verdade! O livro escrito, publicado e… parado lá nas livrarias. Ninguém compra, nunca ouviram falar de mim, nem falar mal. Aí começam a aparecer exemplares em sua casa, pelos cantos, pelas prateleiras, sempre em locais onde, de alguma forma, atrapalham. Aí você faz uma “gracinha” no Instagram, fica esperançoso. Todos os seus parentes, amigos, vizinho, viram você. “Tá escrevendo, heim! Lançou livro! Um barato”, depois “quero o meu, com dedicatória”. Eu estava avisando que estava à venda, À VENDA!!!!
    O mesmo que nada. O tempo vai passando e até você mesmo esquece. “Pandemia e Amor em poesia”, lá na Amazon.

  2. Pingback: Como divulgar seu livro antes do lançamento: 6 estratégias que funcionam e todo autor precisa saber - Lilian Cardoso

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