[featured_image]
Nenhum escritor quer publicar um livro que seja “mais do mesmo” e vê-lo esquecido nas prateleiras. E acredite, só existe um caminho para se diferenciar: pesquisar muito sobre o tema que você irá abordar. A dica vale a todos os gêneros, seja ficção ou não ficção, infantojuvenil, autoajuda ou esoterismo. O aprofundamento no assunto trará ao seu projeto originalidade, concretude e credibilidade, fazendo com que mais pessoas se interessem pelo trabalho.
Agora, se o seu ponto forte não é estudar e, sim, escrever, eu tenho uma solução para te ajudar a desenvolver esta habilidade: o método Feynman. A técnica foi criada pelo físico norte-americano Richard Feynman, ganhador do Prêmio Nobel pelos seus estudos da eletrodinâmica quântica. Ele ficou conhecido pelo uso de analogias para explicar temas complexos, seguindo a premissa de que ao aprender a ensinar, você se ensina a aprender.
Veja como funciona na prática:
Passo 1: Escolha um assunto que quer entender e passe a estudá-lo. Busque o máximo de conteúdo disponível, em diferentes fontes. Ao estudar, escreva em tópicos tudo que está assimilando.
Passo 2: Finja ensinar este assunto a alguém, como um professor. Fale em voz alta para compreender melhor o que está falando e use sempre termos simples, que todos possam entender.
Passo 3: Identifique suas falhas na explicação, as partes que te deixaram inseguro e as que você explicou de forma muito complexa. Assinale os pontos que precisam ser melhorados.
Passo 4: Corrija o conteúdo aprofundando o conhecimento e simplificando a explicação. Volte ao passo 1 se for necessário, estude mais a fundo e use analogias para simplificar.
Passo 5: Refaça todo o processo até se sentir totalmente seguro sobre o que aprendeu.
E aí, escritor: preparado para se aperfeiçoar no tema do seu livro e publicar um projeto que se tornará referência no mercado? Sim? Então, aproveite e volte à página principal do blog para conferir todos os materiais que escrevi e vão ajudar a impulsionar sua carreira!