Como vender o meu livro?

Existem muitas possibilidades para vender o seu livro: distribuidoras, abordar diretamente as livrarias, plataformas de impressão sob demanda, entre outros. Mas, antes de optar por um deles, é preciso que você, autor, analise bem os prós e os contras e certifique-se de que não terá prejuízos.   

Leia este artigo e faça a melhor escolha para a sua carreira!  

Como posso colocar um livro à venda em uma livraria? 

Sei que você sonha em ver seu livro nas prateleiras das livrarias. Mas quando não se tem uma editora tradicional por trás, pode parecer difícil conquistar esse espaço. 

O lado bom é que, hoje em dia, existem diversas possibilidades para o autor independente realizar o sonho de colocar o livro à venda em uma livraria e até mesmo se tornar um best-seller.  

Entre as opções, estão: o método de consignação e pelas distribuidoras. Conheça mais sobre essas possibilidades:  

Divulgação pelas distribuidoras 

As distribuidoras são empresas que arcam com o armazenamento e o transporte dos exemplares até as livrarias mediante um valor fixo, mensal ou, em alguns casos, um percentual sobre cada venda, que pode variar de 40 a 80%.  

Para seguir por esse caminho, o escritor precisa saber que irá arcar com mais gastos: impressão, taxas de estocagem, custo de envio dos livros até a distribuidora e emissão de nota fiscal.  

Vale lembrar que, quanto maior a tiragem, mais barato será a conta da gráfica. Em contrapartida, se você não tiver uma grande audiência e poucas unidades forem vendidas, os custos não se pagarão.  

Para esse tipo de divulgação, o melhor caminho é o autor publicar por uma editora que possui parcerias com distribuidoras e livreiros. No caso dos autores independentes, a dica é entrar em contato direto com a distribuidora para ver se eles possuem alguma abertura ou programa para autores independentes.  

Consignação de livros  

É possível abordar diretamente as livrarias — por esquema de consignação. Nesse contexto, você deixará alguns exemplares (quantidade a combinar) na loja e o pagamento só acontecerá quando (e se) o produto for vendido — as livrarias costumam ficar com 35% a 65% do valor de cada venda.  

Você será responsável por manter contato constante com as lojas, perguntar se há valores a serem recebidos, e para retirar o que não for vendido. Lembre-se: os funcionários das livrarias têm suas próprias responsabilidades. Embora a obra esteja no local, o vendedor continua sendo você 

Como vender meu livro na Amazon? 

A chegada da Amazon ao Brasil transformou o cenário de venda de livros, tanto no formato físico quanto no digital.   

No caso de e-book, é possível cadastrar a obra na plataforma Kindle Direct Publishing (KDP), que possibilita ao leitor consumi-la no próprio aparelho Kindle, além dos aplicativos digitais da empresa no desktop, tablet e smartphone.  

Existem duas formas de ser remunerado pelas vendas na Amazon:  

Participação no KDP Select: o livro digital fica disponível no Kindle Unlimited, programa em que o autor lucra pela quantidade de páginas lidas — o cálculo é feito sobre o valor arrecado com as assinaturas. Se seu livro custar até R$24,90 e for vendido fora do KU, os royalties serão de 70% sobre o valor pago pelo cliente. Acima desse preço, a parte do autor cai para 35%.  

Venda total do e-book na plataforma: os royalties são de 35% e o livro fica indisponível para os assinantes do Kindle Unlimited — todos os leitores precisam comprar o livro completo.  

As maiores vantagens do KDP são transparência, controle total sobre as vendas e percentual de lucro sobre as publicações. Além de, claro, estar em uma das maiores redes de varejo on-line do mundo.  

Se eu imprimir os livros em uma gráfica, consigo vender na Amazon? 

Você pode criar uma loja virtual no marketplace da Amazon e ofertar sua obra lá. Essa opção vale para escritores, vendedores autônomos, revendedores e pequenas e médias empresas. Ou seja, atente-se aos planos de venda, pois cada um possui exigências e especificações diferentes. 

Será necessário fazer alguns ajustes específicos, como na capa e nos formatos. No momento de cadastrar o arquivo na plataforma, você precisará adicionar algumas informações, como ISBN, condição do livro, preço, quantidade, editora, título, descrição e imagens.  

Independentemente do formato escolhido — físico ou digital —, lembre-se de que a publicação autônoma exige ainda mais a atenção do autor em questões como qualidade do projeto gráfico. Se possível, contrate um designer — há estúdios focados na produção do livro, como a LC Design & Editorial, com profissionais experientes para realizar esse processo.  

Venda do livro pela impressão sob demanda 

Também conhecida pelo termo em inglês print on demand (POD), é a solução para quem não quer investir em uma grande tiragem. Os livros vão para a impressão conforme os pedidos forem feitos, o que evita desperdício e prejuízo financeiro.  

As principais plataformas de impressão sob demanda no Brasil são Clube de Autores, UmLivro e Uiclap. Em um prazo determinado, o título é enviado em formatos físico e digital para marketplaces nacionais e internacionais (Amazon, Submarino, Apple, Google Play etc.), incluindo o da própria plataforma. 

Para escolher o melhor programa para o seu projeto, faça uma pesquisa detalhada e identifique qual se encaixa mais no seu perfil. Leia as recomendações e compre algumas obras para avaliar a qualidade da impressão e prazo de entrega.  

Vale lembrar que, independentemente de sua escolha, você não precisará arcar com nenhum tipo de custo para a distribuição virtual dos livros. Suas únicas responsabilidades serão a qualidade e divulgação da obra.  

Como acontecem as vendas em plataformas de impressão sob demanda? 

Na hora de vender pela forma de impressão dos livros conforme os pedidos forem feitos, surgem algumas dúvidas. Separamos um passo a passo para te ajudar nesse processo:  

Cadastro e criação do projeto  

Este processo não é difícil, então você pode fazer sozinho. No entanto, para preparar o arquivo seguindo as especificações de formato, dimensões e resolução de imagens, recomendo buscar o auxílio de profissionais, como capista, diagramador e revisor. Esse investimento irá ajudar a garantir a qualidade do material. 

Publicação e personalização 

As plataformas de impressão sob demanda permitem definir o preço de venda e a margem de lucro do autor por exemplar vendido. 

Impressão  do livro

Como expliquei acima, quando o consumidor faz o pedido, a plataforma envia o arquivo para a gráfica ou unidade de impressão associada. Um exemplar é impresso e enviado direto ao comprador, sem que o escritor precise fazer mais nada. 

Distribuição e envio  

As plataformas lidam com toda a logística e distribuição, garantindo que os livros cheguem aos compradores de forma eficiente.  

Pagamentos e comissões 

O site cuida dos pagamentos, deduz os custos de produção e outras taxas, repassando ao autor o valor previamente combinado.  

Preciso fazer nota fiscal para a venda dos livros? 

Se você vende livros esporadicamente, seja on-line ou não, e recebe o pagamento em dinheiro ou PIX, fique tranquilo. A Receita Federal não irá bater à sua porta.  

Caso a soma de tudo o que receber no mês ultrapasse o valor de R$2.112,00, a declaração anual de Imposto de Renda se tornará obrigatória. Nela, você deverá informar os lucros provenientes da comercialização, e a alíquota vai depender dos demais rendimentos obtidos no ano. 

As vendas realizadas por e-commerces, como a Amazon, ou plataformas de impressão sob demanda, terão o imposto da venda do produto pago pela loja.  

Caso você venda livros habitualmente — sua principal fonte de renda —, vai precisar abrir uma empresa usando o CNAE 4761-0/01 (livreiro independente) e se tornar MEI (Microempreendedor Individual).  

Nesse caso, pagará apenas um valor mensal fixo por volta de R$70. Atualmente, o limite de faturamento para aderir a esta opção é de R$81.000 anual. Quem fatura mais do que isso por ano, precisará abrir uma microempresa (ME) e aplicar o regime tributário Simples Nacional.  

Em ambos os casos, você deverá gerar nota fiscal pelo Portal do Empreendedor. Também é possível usar o mesmo CNPJ para faturar outros serviços que um escritor pode prestar, como revisão, tradução, preparação de texto, etc. 

Como vender meu livro em escolas?  

Para comercializar obras didáticas, literárias ou quaisquer materiais de apoio à prática educativa, é necessário que as empresas do ramo editorial se inscrevam no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) — lembre-se de que, durante a inscrição, você deverá enviar, em PDF, os títulos ofertados. Caso passem no processo, os livros serão distribuídos às escolas públicas de Educação Básica de todo o Brasil, que são beneficiárias do programa. 

De tempos em tempos, também são abertos editais pelas Secretarias Municipais de Educação, para escolher obras literárias que farão parte de projetos específicos e acervos gerais de escolas. Então, fique de olho e não perca as oportunidades.  

Venda em lugares alternativos 

Você não precisa se limitar às livrarias para distribuir seus livros. Ofereça a obra em lugares que tenham a ver com o assunto abordado, como academias de bairro, se você escrever sobre atividade física; pequenos restaurantes e padarias para livros de gastronomia; ou até clínicas de estética no caso de títulos sobre moda e beleza. 

Se você for escritor de livros técnicos e tiver habilidade em falar em público, visite estabelecimentos do seu bairro, como escolas, hospitais e pequenas empresas, se ofereça para organizar palestras, em que você possa comercializar seu trabalho.  

Lembre-se: não adianta querer conquistar o mundo sem antes se conectar com quem está ao seu redor.   

Você acabou de conferir uma amostra do que vai encontrar no curso Escritores Admiráveis. São oito módulos com ensinamentos exclusivos para uma escrita, publicação e divulgação de sucesso: do autoconhecimento ao marketing pessoal. Da divulgação nas redes sociais ao planejamento de vendas.  

Vamos aprender juntos? Te espero lá! 

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