Minha resposta é: depende!
Se você é uma pessoa conhecida publicamente, a resposta é sim. Veja o que fizeram Gisele Bündchen, Michele Obama, Natalia Arcuri, Robert Kiyosaki, Leo Chaves. Esses são alguns exemplos de pessoas famosas que são best sellers.
Quem coloca a própria foto estampada na obra já tem seu próprio público e é reconhecido por onde passa, no aeroporto, na rua e pela imprensa.
Contudo, se você é um autor ainda desconhecido, meu conselho é que ainda não faça isso. Não cometa esse erro.
Prefira transmitir a mensagem e o conteúdo interno na capa do seu livro. Como diz um amigo e parceiro da agência, preencher um bom briefing de capa fará com que o designer consiga transmitir através de imagens e ilustrações os elementos-chave da obra para impactar o seu futuro leitor.
Se você é autor de romance, a capa não precisa cair no clichê do casal apaixonado. Existem outras formas de trazer a essência da sua obra.
Trabalhe o seu marketing de forma constante e persistente. Aumente sua audiência para que um dia você possa colocar seu rosto na capa do livro. É um sonho digno de ser conquistado; todo esforço merece reconhecimento. Mas, até lá, faça capas extraordinárias que atraem os olhos dos leitores.