30 livros para você aprender a ser um escritor de sucesso

“Somos todos escritores, só que alguns escrevem e outros não.” Eu adoro esta frase do mestre José Saramago, porque ela reforça a ideia de que contar histórias e compartilhar saberes são habilidades inerentes ao ser humano. Mas, para colocar este conteúdo no papel, é necessário refinar a habilidade, o que só acontece por meio de muita prática e estudo.  

Neste artigo, trago 30 livros que vão te ajudar a planejar sua rotina de estudos e, finalmente, se tornar um escritor que escreve, publica e é lido:

Livros que te ajudam a ser um escritor  

 

Como funciona a ficção (James Wood)  

Por meio de uma prosa inteligente, o autor aborda os mecanismos, procedimentos e efeitos da construção do real na literatura. Com um repertório literário composto por nomes como Henry James, Flaubert, Tchékhov e Beatrix Potter, o livro traz análises reveladoras para escritores em formação, professores de literatura e outros profissionais do mundo das letras. 

O Livro Secreto do Escritor (Lilian Cardoso) 

O Livro Secreto do Escritor (Lilian Cardoso) 

Um guia completo para uma escrita, publicação e divulgação de sucesso. Nesta obra, compartilho minha experiência de 16 anos na área, por meio de ensinamentos, dicas exclusivas e revelações sobre o funcionamento do mercado editorial. É o que você precisa para planejar sua carreira com muito mais segurança e eficácia. 

Cartas a um jovem escritor (Mário Vargas Llosa) 

Conselhos de um vencedor do Nobel de Literatura para pessoas que escrevem, seja profissionalmente ou pelo mais puro prazer. Llosa perpassa pelos principais elementos da criação literária, apresentando a escrita a partir de sua própria visão do ofício.  

Sobre a escrita – A arte em memórias (Stephen King) 

Eleito pela Time Magazine um dos 100 melhores livros de não ficção do mundo, mistura elementos autobiográficos com ensinamentos do mestre da literatura sobrenatural. Seu início é marcado pelas memórias e experiências de King, que introduzem ferramentas para transformar ideias em livros, construir personagens, desenvolver tramas, os acontecimentos que inspiraram Carrie, a estranha e muito mais. 

A Jornada do Escritor (Christopher Vogler)  

Usando como referência o clássico O Herói de Mil Faces, de Joseph Campbell, Vloger explica o conceito de jornada do herói. O livro é resultado de anos de estudo sobre mitos e arquétipos, somados à experiência do autor na indústria cinematográfica norte-americana. Uma obra para quem deseja escrever bons enredos, por meio de conhecimentos milenares e técnicas comprovadas, que vão fascinar o leitor. 

Como escrever bem (William Zinsser) 

Considerado pelo The New York Times “a Bíblia de uma geração de escritores à procura de dicas para uma prosa límpida e atrativa”, é uma ferramenta poderosa para a elaboração de reportagens, livros ou mesmo de um simples e-mail. Seu conteúdo traz dicas sobre precisão do texto, força do estilo e profundidade de ideias.

Truques da escrita (Howard S. Becker) 

Dicas para vencer os desafios da escrita acadêmica, como pressão, prazos curtos, peso do currículo, competição e obrigação de impactar. O livro apresenta a experiência do sociólogo Becker, que ajuda o leitor de todas as áreas — de alunos principiantes a autores publicados — a evitar prosas empoladas e bloqueios na escrita. É, ao mesmo tempo, um manual com os elementos da boa redação e um ensaio perspicaz sobre a organização do saber acadêmico.

Segredos do romance policial (P.D. James) 

Apresenta os principais pontos do romance policial, que surgiu com a obra de Edgar Allan Poe, foi consolidado por Arthur Conan Doyle (criador de Sherlock Holmes), até ser escrito por outros grandes nomes, como Agatha Christie. P. D. James descreve as mudanças na categoria ao longo do tempo, analisando as diferentes etapas da criação literária — ambientação, cenário, caracterização dos personagens etc. —, para que o leitor entenda como as histórias são construídas e por que fazem tanto sucesso. 

Os segredos da ficção (Raimundo Carrero) 

O livro mostra que a literatura é para todos os que desejam transformar suas ideias em textos. Não há receitas para escrever bons livros. No entanto, existem caminhos testados e comprovados, que o autor Raimundo Carrero apresenta ao leitor. Para isso, ele conta com a ajuda de gênios de diferentes estilos e épocas, que trabalham com coragem e disciplina em seus universos ficcionais. 

Para ler como um escritor (Francine Prose) 

É possível ensinar a um escritor o seu ofício? A escritora e crítica literária Francine Prose defende que sim. Para ela, há muito o que aprender com mestres como Virginia Woolf, Jane Austen, Nabokov, Philip Roth e Flaubert, a quem dedica uma leitura atenta, a fim de compreender os segredos da boa escrita. Indispensável para escritores iniciantes e leitores inveterados, a edição brasileira de Para ler como um escritor conta com acréscimos de Italo Moriconi, que analisa a obra de grandes nomes como Drummond, Machado e Graciliano.

Guia de escrita. Como conceber um texto com clareza, precisão e elegância (Steven Pinker) 

Steven Pinker, linguista, cientista cognitivo, escritor e autor de vários best-sellers, repensa o manual de uso da língua, trazendo-o para o século XXI. Em vez de lamentar a decadência do idioma, listar seus motivos de irritação preferidos ou reciclar regras que povoam os manuais de cem anos atrás, ele traz ideias da Linguística e das Ciências Cognitivas como auxílio para construir uma prosa clara, coerente e elegante. A obra destina-se àqueles que já escrevem, aos que ainda têm medo de escrever e aos curiosos, que querem saber como as ciências da mente podem esclarecer melhor o funcionamento da linguagem. 

Como contar um conto (Gabriel García Marquez) 

Registro da transcrição de uma das oficinas de Gabriel Garcia Márquez, oferece aos leitores as orientações e pitacos de um dos maiores escritores de todos os tempos.

O Herói de Mil Faces (Joseph Campbell)  

Apolo, Thor, Buda e outros numerosos protagonistas de religiões, mitologias, contos de fada e folclore universal representam as várias fases de uma mesma história. Joseph Campbell, um dos maiores estudiosos e mais profundos intérpretes da mitologia universal, interpreta o relacionamento entre estes símbolos atemporais e os detectados nos sonhos pela psicologia profunda. Clássico obrigatório para compreender uma das maiores técnicas de escrita que conhecemos: a jornada do herói. 

Breve estudo sobre o foco narrativo (Maicon Tenfen) 

Fruto de uma tese de doutorado, discute um dos componentes essenciais da arte de contar histórias por escrito: o foco narrativo. Analisando as teorias de Norman Friedman, Wayne Booth, Oscar Tacca e obras de escritores como Erico Verissimo e Mario Vargas Llosa, o autor procura compreender o modo como enxergam e elaboram o texto literário. Indicado para teóricos da literatura e, principalmente, para quem deseja escrever seus próprios contos e romances. 

A poética do conto (Charles Kiefer)  

O premiado escritor Charles Kiefer examina a poética de um tipo específico de conto, nascido com a industrialização, filho da locomotiva e da imprensa. Para isso, utiliza como ponto de partida a obra de grandes representantes do gênero: Edgar Allan Poe, Nathaniel Hawthorne, Julio Cortázar e Jorge Luis Borges. Essencial para os contistas e leitores de contos. 

O Zen e a Arte da Escrita (Ray Bradbury)   

O premiado escritor Charles Kiefer examina a poética de um tipo específico de conto, nascido com a industrialização, filho da locomotiva e da imprensa. Para isso, utiliza como ponto de partida a obra de grandes representantes do gênero: Edgar Allan Poe, Nathaniel Hawthorne, Julio Cortázar e Jorge Luis Borges. Essencial para os contistas e leitores de contos. 

Cartas a um jovem poeta (Rainer Maria Rilke) 

Reúne as respostas do poeta Rainer Maria Rilke a um aspirante a escritor que buscava seus conselhos. Este “jovem poeta” era Franz Xaver Kappus, que continuou se correspondendo com seu “mestre” por cinco anos. As experiências compartilhadas entre os dois dialogam também com o leitor, fazendo desta correspondência pessoal algo extremamente universal, capaz de conectar-se há mais de um século com leitores do mundo todo. 

O Escritor e Seus Fantasmas (Ernesto Sabato) 

Nem passatempo nem evasão: a literatura é a maneira mais completa de examinar a condição humana. Partindo desta convicção, o livro trata dos problemas suscitados pelas grandes obras, em especial pelo romance. Por que, como e para que se escrevem ficções? Qual o papel da literatura e da arte? O autor responde a essas questões com paixão e veemência, utilizando teorias como existencialismo, fenomenologia, sua própria experiência como escritor e leitor, e pareceres de outros autores. 

Como Escrever Diálogos: A Arte De Desenvolver O Diálogo No Romance E No Conto (Silvia Adela Kohan)  

Discorre sobre a arte do diálogo, considerada uma das mais frequentes dificuldades dos escritores iniciantes. Kohan ensina a utilizar esta técnica na hora certa, de modo a reforçar a presença dos personagens e contribuir para o dinamismo da narrativa.

Formas Breves (Ricardo Piglia)  

Piglia aproxima o ficcionista e o teórico que nele convivem, por meio de uma obra acessível tanto aos leitores comuns quanto àqueles interessados em crítica literária. Segundo o próprio autor, o conteúdo pode ser lido como “páginas perdidas no diário de um escritor” ou “como os primeiros ensaios e tentativas de uma autobiografia futura”. O livro traz seu famoso texto “Teses sobre o conto”, tema ao qual retorna com o ensaio “Novas teses sobre o conto”. 

Livros que te auxiliam a publicar a sua obra:

A Bíblia do Escritor (Alexandre Lobão) 

Reúne 15 anos de estudos e prática do autor como escritor e roteirista profissional, além de sua experiência como leitor crítico e jurado de concursos literários. Oferece um passo a passo que leva desde a validação da ideia inicial até a procura por uma editora e a divulgação da obra após publicada. Aborda técnicas para definição de personagens, estruturação da trama e seus pontos de virada, elaboração das cenas, ferramentas para a produção de roteiros e muito mais. 

Ideias que colam: por que algumas ideias pegam e outras não (Chip Heath e Dan Heath) 

Do CEO à mãe em tempo integral, todos têm ideias que precisam ser transmitidas e fixadas na mente do outro. Seja um novo produto a ser lançado no mercado, uma estratégia que deseja vender para seu chefe, ou valores que está tentando incutir nos filhos. Para ajudar o leitor nesta missão, Ideias que colam aborda as seis qualidades essenciais de uma ideia que muda o outro: simplicidade, surpresa, concretude, credibilidade, sentimentos e relatos. 

Originais: como os inconformistas mudam o mundo (Adam Grant) 

Qual o segredo das pessoas originais? Será que a criatividade é uma qualidade inata ou uma habilidade que pode ser estimulada ou mesmo aprendida? Por meio de estudos e histórias reais envolvendo negócios, política, esportes e entretenimento, o autor desmistifica crenças em torno da mente criativa, provando que todos podem combater o conformismo e romper com tradições obsoletas.  

Roube como um artista (Austin Kleon) 

A prova de que criatividade não tem a ver com ser genial, mas sim com ser autêntico. Mostra que não é errado abraçar as influências, coletar ideias, misturar e reimaginar, até, finalmente, entrar em contato com seu lado artístico. Também não descarta a importância da estabilidade, que dê suporte para ser “selvagem” e ousado dentro da imaginação. Uma obra curta, intensa e certeira, para despertar, de uma vez por todas, sua originalidade.  

Escrevendo com a alma (Natalie Goldberg)  

Tem como objetivo estimular escritores a confiarem em si mesmos e pregar uma atitude complacente e generosa para com o ofício, sem jamais negar a importância da disciplina. Apresenta a escrita como um caminho para nos encontrarmos e nos aproximarmos de nós mesmos. E, assim, descobrir nossa maneira de pensar, sentir e ver as coisas antes que a morte nos leve. 

As Entrevistas da Paris Review – volumes 1 e 2 (vários autores)  

Fundada em Nova York, em 1953, a Paris Review tem como objetivo estimular a difusão de obras de poesia e ficção inéditas. Neste conjunto de entrevistas  transcritas e editadas com a supervisão dos próprios autores —, grandes escritores contemporâneos compartilham momentos saborosos de sua intimidade criativa, métodos de trabalho, influências e passagens decisivas de suas biografias. 

Sobre a Leitura (Marcel Proust) 

Este texto de Marcel Proust, publicado em 1905 (antes de “Em busca do tempo perdido”), explora as relações entre autor e leitor, exaltando a atividade de leitura.  

Escrever para não enlouquecer (Charles Bukowski)  

Reúne cartas redigidas e ilustradas por Bukowski entre 1945 e 1993, destinadas a amigos e editores, que revelam as ideias e opiniões do autor sobre literatura, escrita e observações cotidianas. Além disso, oferece a chance de conhecer os bastidores de sua vida contados por ele mesmo – da embriaguez da juventude errante até os anos maduros de fama. Uma espécie de autobiografia não autorizada, indispensável para qualquer fã. 


Conheça os livros que te ajudam na divulgação da sua obra:

5 Lições de Storytelling: fatos, ficção e fantasia (James McSill)  

Como funciona o ato de contar histórias e como utilizar este recurso na gestão de empresas (o uso das histórias em negociações, para motivar equipes e gerar novos negócios), criações de entretenimento (criação de livros e enredos em geral) e, principalmente, na vida (como entender a própria história e mudar a própria vida). Por meio de uma conversa íntima, incluindo narrativas de sua vida pessoal, James McSill compartilha seu conhecimento adquirido em mais de 30 anos de experiência como consultor literário e palestrante.  

Neuromarketing (Darren Bridger)  

Somos, a cada dia, bombardeados por estímulos sensoriais, como imagens, textos e sons. Neste contexto, apenas uma parcela ínfima de conteúdo é capaz de desencadear alguma reação em nosso comportamento e em nossas escolhas. Com uma abordagem prática e profunda, este guia ensina a utilizar o neuromarketing para obter mais resultados em suas interações com os seus leitores. 


Estudo e, principalmente, leitura nunca são demais para o escritor! Comece a ler pelo que faz mais sentido para a sua carreira neste momento. Mas não se esqueça de que, para evoluir, é importante sair da sua zona de conforto. Por isso, desafie-se, buscando aprendizado em todas as fases da produção literária. E, claro, conte sempre com o meu conteúdo para atingir o sucesso que você merece!  

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