Uma das possibilidades de publicação de livro de forma independente é pela Amazon. Então, se você sonha em escrever um livro, mas pensa que é muito difícil ou até impossível, saiba que esse é um dos caminhos para colocar a sua obra no mundo.
Neste artigo, eu explico o que são e-books, como publicar livro na Amazon, as vantagens dessa opção, as diferenças entre os programas KDP (Kindle Direct Publishing) e KDP Select, além de dicas exclusivas para divulgar sua obra depois de publicá-la na plataforma. Confira:
Detalhes sobre e-books (livros digitais)
O e-book — também chamado de eletronic book ou livro digital —, é a versão virtual de um livro físico. Ele pode ser lido em diversos dispositivos eletrônicos, como celular, tablet e Kindle, e pode ter alterações como formato e tamanho da fonte, de acordo com as preferências do leitor.
Além de gravar onde o leitor parou a leitura, o arquivo permite navegar por meio do índice, seleciona os capítulos desejados e seus trechos preferidos.
Existem muitos formatos de e-book, como EPUB (arquivos enviados para o Kindle), iBook (padrão do iPhone, iPad e Mac) e PDF (não pode ser editado pelos leitores, logo não permite o redimensionamento de fontes ou fotos).
O e-book permite ler livros em qualquer lugar, por qualquer dispositivo, sem ter de carregar o livro físico. Aliás, um único cartão de memória ou e-reader suporta centenas ou milhares de arquivos.
Conheça o KDP (Kindle Direct Publishing), plataforma de publicação da Amazon
Até alguns anos atrás, se inserir no mercado editorial era bem mais difícil. Os escritores não tinham opção além de tentar ingressar em uma boa editora, com verba para arcar com os altos custos de impressão e distribuição do livro.
A chegada da Amazon, com sua plataforma de autopublicação KDP (Kindle Direct Publishing), modificou de forma definitiva este cenário. Agora, basta o autor subir o arquivo — o formato pedido pela plataforma é KPF — e habilitar a venda para que a obra seja disponibilizada no maior marketplace do mundo. A partir daí, os usuários podem comprá-la para ler em dispositivos Kindle, tablets, smartphones e até computadores.
Neste modelo de publicação, é o escritor que deve garantir a qualidade do seu trabalho. Administre os recursos financeiros para contratar bons profissionais em cada etapa de produção: edição, revisão, diagramação. A LC – Design & Editorial conta com profissionais que fazem todas as etapas editoriais do livro e também o cadastro na Amazon, desta forma, o escritor tem total autonomia nas vendas.
Além disso, você precisará se dedicar ainda mais à divulgação do livro, explorar parcerias com livrarias independentes, participar de feiras literárias… E, claro, aproveitar todo o potencial das redes sociais e dos blogs literários para se promover e conquistar leitores. Todo esse processo é fundamental para ter destaque em meio a tantas opções.
Confira as maiores vantagens do Kindle Direct Publishing:
- Cadastro da obra 100% gratuito;
- Livros disponíveis na plataforma em até 72 horas;
- Acompanhamento das vendas em tempo real;
- Visibilidade no maior marketplace do mundo — apesar da concorrência, estar em uma das maiores redes de varejo on-line do mundo é, sim, uma grande vitrine;
- Controle total sobre edição e publicação;
- Controle total sobre preço de venda;
- Royalties maiores por cópia vendida;
- Procedimento simples e rápido para publicar e revisar informações.
Qual a diferença entre o KDP e o KDP Select?
Quando você opta por participar do KDP Select, seu e-book fica disponível no Kindle Unlimited (KU), um programa de assinatura da Amazon, em que o leitor paga todo mês para ter acesso ilimitado a uma imensa quantidade de livros digitais. Ou seja, uma Netflix de livros! Os títulos podem ser lidos no celular, tablet ou computador, além, é claro, do próprio Kindle.
Existem duas formas de ser remunerado pelas vendas na Amazon:
- Participação no KDP Select: você irá lucrar pela quantidade de páginas lidas da sua obra. Caso ela custe até R$24,90 e seja vendida fora do Kindle Unlimited, os royalties serão de 70% sobre o valor pago pelo cliente. Se seu título for acima desse valor, os lucros caem para 35%.
- Venda total do e-book na plataforma: os royalties são de 35% e o livro fica indisponível no catálogo do Kindle Unlimited. Os assinantes precisam comprar a obra completa como os demais leitores.
Ao se cadastrar no KDP Select, você se compromete a tornar a versão digital deste livro disponível apenas pela Amazon. Durante o período de exclusividade, você poderá vender exemplares físicos ou em quaisquer outros formatos, exceto o digital (mesmo em seu próprio site e blogs).
Resumindo: quando um livro está no KDP Select, disponível para os assinantes no Kindle Unlimited, a Amazon paga uma porcentagem maior a cada venda fora do programa. Assim, estimula os escritores a participarem. Por consequência, o catálogo de livros disponíveis aumenta, o que incentiva mais leitores a pagarem só uma mensalidade em vez de comprar os títulos individualmente.
Principais benefícios do KDP Select
Não há custos para se inscrever nem para participar das promoções exclusivas da Amazon e do Kindle, como oferecer desconto no e-book por tempo limitado (Kindle Countdown Deals); deixar o livro gratuito por até cinco dias para atrair novos leitores (Promoção de livro gratuito) e competições de redação (Concurso literário da Amazon).
O Kindle Unlimited levará sua obra para mais clientes, como os que optam por ler apenas o que faz parte do catálogo do programa.
Seu e-book Kindle poderá ser selecionado para o bônus KDP Select All-Stars, concedido para os autores mais lidos do Kindle Unlimited.
E se eu quiser chegar a uma editora tradicional?
Se este for o seu caso, saiba que cada vez mais editoras tradicionais identificam os autores independentes de sucesso e os convidam para publicar. Foi o caso da autora Victoria Mendes, que começou com a autopublicação na Amazon e, hoje, é autora da Qualis, editora 100% focada em publicações nacionais. Tive o prazer de divulgar seu livro Liz Flores é uma farsa pela LC Comunicação.
Para aproveitar esta tendência, não adianta só caprichar na qualidade do livro, é necessário investir em marketing. Ao perceberem que você possui uma audiência construída, as casas editoriais ficarão mais interessadas em seu trabalho.
Alternativas de divulgação para quem está no início da carreira de escritor:
Anúncios na internet
A publicidade on-line oferece diversas opções, como anúncios em sites, resultados de pesquisas (como Google), vídeos, e-mail e, é claro, redes sociais, com as campanhas de tráfego pago. Ao realizá-las, o escritor deve levar em conta outros benefícios além do faturamento — alguns são tangíveis, como número de curtidas e a quantidade de visitas ao site.
Manter as redes sociais atualizadas irá aproximá-lo dos leitores e valorizá-lo aos olhos de profissionais do mercado. A comunidade literária está concentrada, principalmente, no Instagram e no TikTok, que permite direcionar anúncios com base em interesses, demografia e comportamento do usuário — daí a importância de conhecer bem seu público-alvo.
Esteja presente nas redes sociais
Aproveite para abrir o livro, publicar as histórias, trazer por meio dos seus textos, vídeos e áudios o que deseja compartilhar com o mundo. Trabalhe a imagem pessoal sem perder a essência.
Seu perfil nas redes sociais deve refletir sua persona escritora. Aproveite também para seguir outros escritores e escritoras do mesmo gênero e tentar organizar ações em conjunto, como posts, lives, concursos e sorteios.
Parcerias com perfis literários
Os bookgrammers e booktokers, nomes usados para se referir aos produtores de conteúdo sobre livros no Instagram e no TikTok, estão cada vez mais populares. Eles recomendam livros, discutem temas literários, fazem resenhas, trazem curiosidades, encenam trechos, compartilham informações sobre eventos literários.
Muitos têm até seus próprios clubes de leitura! São perfis pessoais, de blogueiros, editoras, livrarias, ou de leitores que desejam se conectar diretamente com outras pessoas que gostam de literatura.
Enviar seu livro para esses influenciadores digitais pode ajudar na divulgação. Alguns perfis fazem a promoção gratuitamente, enquanto outros cobram pelo serviço. É importante saber identificar quais temas a conta aborda para não indicar, por exemplo, um livro de autoajuda para um influenciador focado em ficção científica.
Estude também personalidades de fora do meio literário, como atrizes e cantores, que possam se interessar e, eventualmente, falar sobre a obra.
Outra forma de aproveitar o alcance dos influenciadores digitais é produzir conteúdo em conjunto — assim você aumenta sua audiência por associação — e participa de comunidades em que eles estão presentes.
Conhecer os tipos de marketing vai te ajudar a identificar quais os melhores caminhos de divulgação para o seu projeto. Leia o artigo sobre marketing literário que fiz e saiba como aplicar cada estratégia.
Crie hype para o lançamento
Você não precisa lotar uma sessão de autógrafos para o lançamento do seu livro. Organize uma pré-venda com promoções especiais, crie um hotsite (site para promover uma campanha ou produto específico), envie uma parte do livro para que influenciadores e profissionais possam falar sobre suas primeiras impressões. Isso os instigará a terminar a obra quando ela for publicada, e instigará outros leitores a adquiri-la o quanto antes.
Saiba como otimizar sua página de autor na Amazon e vender mais livros.
No curso “Escritores Admiráveis”, uma profissional do mercado do livro ensina tudo o que você precisa saber para publicar sua obra na Amazon:
- montagem da capa;
- como se tornar um associado e conquistar mais lucro;
- a importância das promoções e avaliações;
- passo a passo para fazer o upload do arquivo;
- diagramação do e-book;
- ISBN e ASIN;
- construção da sinopse.
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